top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Perguntas frequentes: tire suas dúvidas sobre poços artesianos

Atualizado: 5 de out. de 2023

Poço artesiano precisa de licença? É seguro? Como funciona? Pode secar? Quanto custa? Confira a resposta para as principais dúvidas sobre poços artesianos!


Caminhão de perfuração em zona rural

Qual a diferença entre mini poço, poço semi artesiano e poço artesiano?


O mini poço ou poço caipira tem uma profundidade de até 20 metros e é perfurado manualmente. O poço semi artesiano (ou poço tubular profundo) possui uma profundidade superior a 20 metros, é perfurado com uma máquina especializada e funciona com um conjunto de bombeamento. O poço artesiano é um poço tubular profundo jorrante, o que significa que, uma vez perfurado por uma máquina especializada, a água jorra do poço de forma natural sem necessidade de bomba.


Poço artesiano precisa de licença?


Sim. Todo poço precisa de licença para ser perfurado, não importa se é um mini poço, um poço artesiano ou semi artesiano. Saiba como funciona a legislação para poços artesianos aqui.


Posso furar um poço em qualquer lugar?


Sim, você pode furar um poço artesiano na sua casa, sítio, fazenda, condomínio, empresa, onde você quiser - desde que tenha autorização governamental, ou seja, licença de perfuração.


É garantido encontrar água?


Não. É possível estimar a profundidade e a vazão média de um poço a partir de um estudo hidrogeológico, de forma que você pode tomar a decisão com base em uma probabilidade maior ou menor de encontrar água na quantidade que você precisa. Mas a única forma de ter certeza é perfurando e, infelizmente, o risco da obra é do cliente. Para saber como funciona o estudo, clique aqui.


Qual a profundidade média de um poço artesiano?


Poços semi artesianos e artesianos podem ter entre 20 e 2.000 metros. A profundidade provável de um poço – ou seja, com quantos metros você vai encontrar água na quantidade que precisa - varia muito de região para região. Por exemplo, no sul de Minas Gerais, a maioria dos poços tem 100 a 150 metros. Saiba mais sobre a profundidade média de poços aqui.


Qual é a vazão média de um poço artesiano?


É bem mais difícil estimar a vazão do que a profundidade de um poço. Dados da empresa Perfurarte indicam que metade dos poços em São Paulo e Minas Gerais (51%) tem uma vazão média de 1.000 a 5.000 litros por hora. Uma vazão de 2.000 litros por hora normalmente é suficiente para atender todas as necessidades de uma residência. Saiba mais sobre a vazão média de poços aqui.


Poço artesiano pode secar?


Em tese, um poço pode secar ou diminuir de vazão por inúmeros fatores. O mini poço, por exemplo, é sujeito a condições climáticas e pode ficar sem água em tempos de seca. Poços mais profundos correm muito menos risco de secar, mas precisam de manutenção regular para evitar problemas. Saiba mais sobre a probabilidade de um poço secar aqui.


A água encontrada é sempre boa para consumo?


A água de poços artesianos profundos, perfurados por máquina especializada, geralmente é boa para consumo. Uma análise físico-química e bacteriológica é recomendada para confirmar a potabilidade. Saiba mais sobre a qualidade da água de poços artesianos aqui.


Quais são as etapas para perfurar um poço artesiano?


No geral, os passos são: contratar uma empresa especializada com registro no CREA; obter a autorização de perfuração ou licença ambiental; executar a obra de perfuração; instalar a bomba; obter a outorga para uso da água. Saiba mais sobre cada etapa aqui.



Quanto tempo leva a perfuração?


A etapa de perfuração é rápida, levando apenas de 2 a 20 dias. O processo todo pode levar de 3 a 6 meses, por conta do prazo para obtenção dos documentos legais do poço, como a licença e a outorga.


Como funciona um poço artesiano?


O poço artesiano pode ser jorrante ou precisar de um conjunto de bombeamento para funcionar. A maioria precisa do conjunto de bomba e tubulação. Após a perfuração do solo, o conjunto é instalado e funciona via energia (elétrica ou solar) para bombear a água até a superfície. Em certos casos, é necessária a instalação de filtros para a água também. Saiba como funciona a perfuração de um poço artesiano aqui.


Quanto custa um poço artesiano de 100 metros?


O custo de um poço artesiano é calculado a partir de uma série de fatores, como o local da perfuração, a profundidade e a qualidade do material utilizado. Um poço artesiano de 100 metros com excelente qualidade pode sair de R$ 30 a 40 mil, a depender da vazão e qualidade dos materiais. Saiba mais sobre o valor de poços artesianos aqui.


Qual a vida útil de um poço artesiano?


A vida útil de um poço artesiano depende de dois fatores principais: estrutura e manutenção regular. Se ele for bem cuidado e construído com materiais de qualidade, pode durar de 70 anos a mais de 200 anos. Saiba mais sobre a vida útil de poços artesianos aqui.


Poço artesiano prejudica o meio ambiente?


Poços artesianos legalizados e bem construídos são seguros e sustentáveis. Isso porque foram perfurados seguindo as leis e normas técnicas, o que evita a sobrecarga das reservas subterrâneas. Poços clandestinos, no entanto, podem prejudicar o meio ambiente, bem como a saúde de quem consome sua água. Saiba mais sobre as normas técnicas aqui, e sobre o perigo dos poços clandestinos aqui.


Tem mais dúvidas? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.
3.829 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page