top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Qual a vida útil de um poço artesiano?

Atualizado: 5 de out. de 2023

A vida útil de um poço artesiano depende de dois fatores principais: estrutura e manutenção. Em média, um poço revestido com PVC pode durar apenas 10 anos, enquanto um poço de aço galvanizado tem uma vida útil de cerca de 70 anos. Conheça todos os componentes que afetam a validade de um poço artesiano


Caminhão com maquinário realizando perfuração de poço artesiano
Caminhão com maquinário realizando perfuração de poço artesiano

Talvez você já tenha se perguntado quanto tempo dura um poço artesiano.


Enquanto a água captada por um poço pode ser eterna - se a reserva subterrânea não for sobrecarregada -, os materiais dos quais ele é feito infelizmente não são.


Sendo assim, todo poço tem um prazo de validade.


A vida útil de cada poço artesiano depende de dois fatores principais: estrutura e manutenção. A variação de material é grande, de forma que um poço revestido com PVC pode durar apenas 10 anos, enquanto um poço de aço galvanizado tem uma vida útil de cerca de 70 anos e um poço de aço inox pode durar por tempo indeterminado.


Abaixo, entenda melhor os componentes que afetam a vida útil de um poço artesiano, incluindo riscos da construção, conjunto de bombeamento e nível da reserva subterrânea.


Estrutura


Primeiro de tudo, precisamos falar sobre algo que parece óbvio, mas é muito importante: um poço com boa estrutura precisa ter garantia de verticalidade.


Isso quer dizer apenas que ele precisa ser muito reto; se for “torto”, mesmo que ligeiramente, essa condição pode danificar o conjunto de bombeamento, as paredes e tudo o mais.


Além da verticalidade, outro fator estrutural que afeta bastante a vida útil de um poço é o material utilizado na sua construção. Por exemplo, o cliente pode escolher entre um revestimento de PVC, aço carbono, aço galvanizado ou inox.


A qualidade não é a mesma: o PVC tem uma vida útil de apenas 5 a 10 anos, enquanto o carbono dura de 10 a 20 anos, o galvanizado de 40 a 75 anos e aço inox dura mais de 100 anos.


O PVC e o aço comum têm a desvantagem de rachar e enferrujar com mais facilidade. Quando isso acontece, buracos podem abrir no poço, levando sedimentos e/ou materiais sólidos à água, o que danifica o conjunto de bombeamento e afeta a qualidade da água.


Conjunto de bombeamento


O conjunto de bombeamento costuma ter uma vida útil de 2 a 5 anos. Poços com características diferentes podem exigir mais ou menos desse conjunto, o que afeta sua qualidade.


Por exemplo, poços muito profundos desgastam mais a motobomba, enquanto poços sedimentares podem obstrui-la com mais facilidade.


Manutenção


A manutenção preventiva é recomendada para todo poço artesiano. Por exemplo, o conjunto de bombeamento dura mais se for checado a cada 18 a 24 meses.


A frequência desse checkup depende principalmente do tipo de solo perfurado.


Se o poço capta água em rocha, sua vida útil normalmente é boa, pois ele é muito sólido e raramente “desmorona”. O revestimento costuma ser mínimo e a manutenção baixa, uma vez que ele geralmente não possui filtros.


Já um poço que capta água de uma formação sedimentar precisa ser parcialmente ou totalmente revestido, bem como utilizar filtros. Essa formação não é tão firme – pense em uma camada mais arenosa -, de forma que pode desmoronar ou soltar sedimentos na água.


Se for parcialmente revestido, a vida útil do poço diminui, pois a parede fica mais frágil. Em média, a validade de um poço deste tipo é de 10 a 15 anos.


Um poço sedimentar totalmente revestido tem uma vida útil maior, desde que uma manutenção preventiva seja feita com frequência anual ou de até 2 anos, no máximo.


A manutenção inclui uma limpeza dos filtros. Caso contrário, eles podem entupir com os sedimentos e você pode até pensar que ficou sem água por conta disso.


Então, quanto tempo dura um poço artesiano?


A vida útil de um poço é muito boa se ele for bem cuidado e construído com materiais de qualidade. Um poço de formação rochosa, ou um poço sedimentar totalmente revestido com aço galvanizado, por exemplo, pode durar cerca de 70 anos. Se for de inox, pode durar centenas de anos.


Pode ser necessário trocar o conjunto de bombeamento nesse meio tempo, no entanto. O motor e a bomba são muito mais sujeitos ao desgaste do que o aço reforçado das paredes.


Nível da água: qual a vida útil da água de um poço?


Talvez você tenha essa dúvida: quantos anos a água de um poço vai durar? Ele pode secar?


Não é comum, mas pode acontecer. No caso de um poço profundo que capta água de aquíferos, a reserva subterrânea deveria ser eterna. Infelizmente, no entanto, pode existir sobrecarga, o que leva a interrupção da água em alguns poços.


Por exemplo, em locais onde a captação ocorre em camada sedimentar, o nível da água costuma ser igual para todos em uma região. Ou seja, se alguém próximo a você encontrou água aos 100 metros, você deve encontrar também.


A utilização em excesso da água em uma mesma região, no entanto, pode acarretar um rebaixamento do nível e da qualidade da água. Logo, ela não fica mais disponível aos 100 metros, e qualquer poço nessa profundidade seca. Isso ocorreu alguns anos atrás em Ribeirão Preto, por exemplo.


Essa situação é menos frequente em poços com captação em camada rochosa, onde os veios de água podem não estar na mesma profundidade. Isso não significa que não possa existir sobrecarga de um mesmo veio.


É por isso que é muito importante contratar uma empresa de perfuração séria que irá construir um poço artesiano totalmente regularizado, dentro das leis e normas de segurança.

Isso garante que a obra não prejudique nem o meio ambiente, nem a saúde das pessoas, e assegura que não haja muitos poços em proximidade, sobrecarregando as reservas.


Tem mais alguma dúvida? Ficou interessado em ter um poço de excelente qualidade e vida útil? Fale conosco!

8.411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page