top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Poço artesiano residencial: vantagens e como ter um

Atualizado: 5 de out. de 2023

Poços artesianos podem ser construídos tanto em residências quanto em sítios ou em condomínios. Saiba o que é preciso para ter um e quais são os principais benefícios


Imagem ilustrativa que mostra um poço artesiano ligado à uma residência

Ter um poço artesiano em casa é uma boa opção – afinal de contas, quem não gostaria de ter um suprimento contínuo de água de boa qualidade, sem depender do abastecimento público?


Mas é permitido?


Sim. Poços podem ser construídos tanto em residências quanto em sítios ou em condomínios – você só precisa ter espaço para os equipamentos utilizados na perfuração, normalmente carregados em dois caminhões, e obedecer a legislação.


De acordo com a lei, para perfurar um poço artesiano em qualquer local, é preciso obter uma licença ambiental primeiro. Para isso, você deve contratar uma empresa séria, que irá realizar uma obra dentro das normas de segurança e qualidade.


A regularização é muito importante - poços clandestinos podem ser fechados e/ou multados.

O poço artesiano residencial é viável?


Bom, você já sabe que pode ter um poço artesiano residencial. No entanto, será que deve? Em outras palavras, essa é uma alternativa viável ao abastecimento público?


Sim.


De acordo com o professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Carlos Tucci, que acompanhou a crise hídrica de São Paulo alguns anos atrás, o “poço artesiano sempre foi uma alternativa [ao abastecimento público]”.


“Todos aqueles que encontraram dificuldade no passado já fizeram isso. Empresas e indústrias, principalmente. Inclusive, se não existissem poços individuais, essa crise poderia ser ainda pior", afirmou ao UOL.


Principais vantagens de poços artesianos residenciais


Além de ser viável, um poço artesiano residencial tem muitos benefícios. Os principais são:


  • Fornecimento contínuo de água, sem medo de passar por crises hídricas;

  • Água de boa qualidade, geralmente adequada para consumo humano;

  • Grande economia na conta de água (é possível zerá-la);

  • Valorização do seu terreno.

Quanto custa um poço artesiano residencial?


Além do espaço, outra questão a se levar em conta antes de decidir ter um poço artesiano em casa é o custo.


O preço total da perfuração vai depender de vários fatores, incluindo a profundidade do poço e as características hidrogeológicas da região. No sul de Minas Gerais, por exemplo, um poço de 100 metros pode custar em torno de R$ 25 a 35 mil. Na região metropolitana de São Paulo, é mais caro.


No que diz respeito ao uso doméstico, poços artesianos podem ser mais interessantes para condomínios, onde a economia costuma ser maior porque os custos com perfuração e manutenção podem ser divididos entre os moradores.


Ficou interessado em ter um poço artesiano em sua casa? Peça um orçamento sem compromisso!
10.433 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page