top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Vazão média: o que é e como calcular a vazão de um poço artesiano

Atualizado: 5 de out. de 2023

A vazão média de um poço artesiano só pode ser definida em um teste que dura 24h. Em Minas Gerais e São Paulo, a maioria dos poços artesianos possui entre 1 e 5m³/h, ou seja, uma vazão média de 1.000 a 5.000 litros por hora


Momento em que a máquina perfuratriz encontra água. Créditos: Perfurarte Poços Artesianos
Momento em que a máquina perfuratriz encontra água. Créditos: Perfurarte Poços Artesianos

A vazão de um poço artesiano representa o volume de água que sai dele por determinado período, uma medida geralmente escrita em metros cúbicos por hora (m3/h).


Se a vazão de um poço é de 2m³/h, por exemplo, isso significa que ele possui a capacidade de extrair 2 mil litros de água por hora.


Antes de perfurar um poço artesiano, é difícil calcular a vazão média que ele terá.


De qualquer forma, uma estimativa pode ser feita a partir da localização do poço com base no conhecimento técnico de uma boa equipe de perfuração das características geológicas da sua região, bem como a partir dos dados de outros poços feitos nas proximidades.


Já a vazão ideal para o seu poço dependerá de sua finalidade. Para que você vai utilizar a água? Dependendo do seu consumo diário ou mensal, você precisará de uma vazão maior ou menor.


Abaixo, confira estatísticas sobre a vazão média de poços perfurados em Minas Gerais e São Paulo, saiba como descobrir qual é a vazão ideal para seu poço e como é feito o cálculo da vazão em teste de vazão:


Vazão média de poços artesianos em MG e SP


Se você der uma olhada na internet, provavelmente irá encontrar alguns dados sobre a vazão de poços artesianos, em geral apontando que eles costumam ter uma vazão média de 2m³/h.


Infelizmente, não é tão simples assim. A verdade é que a vazão média de poços artesianos varia muito, dependendo não só das características hidrogeológicas da região (de qual reserva subterrânea seu poço está captando água, por exemplo), mas também da quantidade de poços nas proximidades e de vários outros fatores, como a instalação de filtros.


Isso porque o comprimento e o diâmetro do filtro podem influenciar a vazão específica de um poço, de acordo com a facilidade com que permitem a passagem da água.


Dito isto, é possível ter uma noção da vazão média de poços artesianos a partir de estatísticas como as abaixo, extraídas dos dados da empresa Perfurarte:

Infográfico com diversas estatísticas sobre a vazão média de poços artesianos em SP e MG a partir de dados coletados pela empresa Perfurarte


Como calcular a vazão de um poço artesiano?


Para medir a vazão de um poço, é necessário realizar um teste de vazão automático, também chamado de teste de bombeamento ou produção.


Esse teste dura 24 horas e registra o fluxo de água do poço, calculando o rebaixamento do seu nível.


Também gera informações, parâmetros hidrodinâmicos e características do poço, ajudando na determinação da capacidade de extração de água e no dimensionamento e colocação do conjunto de bombeamento.


Vale notar que esse teste tem um custo. Caso o seu poço já possua uma motobomba e você esteja procurando por um jeito mais simples de medir sua vazão, pode fazer isso de forma manual utilizando um balde e um cronômetro.


Por exemplo, você pode cronometrar quantos segundos ou minutos o seu poço leva para encher um balde de 10 litros, fazendo o seguinte cálculo em seguida:


(3.600 segundos x capacidade do balde) / tempo gasto = vazão do seu poço em litros por hora


Qual a vazão ideal para um poço artesiano?


A vazão ideal de um poço artesiano depende do seu objetivo. Caso a finalidade do poço seja abastecer uma casa ou sítio, por exemplo, uma vazão de 1 a 2m³/h (mil a dois mil litros de água por hora) é geralmente suficiente.


Há boas chances de um poço de 100 metros de profundidade em MG ou SP atender essa demanda.


Já se você precisa de água para fins agrícolas ou industriais, é mais seguro realizar um estudo a partir de seu consumo atual para definir sua demanda diária e/ou mensal.


Se você pretende utilizar a água para irrigação, pode conseguir a vazão necessária com um poço de profundidades mais rasas. A qualidade da água não é muito boa, mas atenderá a essa finalidade.


Caso a água seja destinada a consumo humano, contudo, profundidades maiores são necessárias.


Por fim, se você precisa de uma vazão alta, pode ser necessário perfurar um poço com maior diâmetro, o que acarretará maior custo.


Tem mais dúvidas ou gostaria de um orçamento para um poço artesiano de qualidade? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.
40.439 visualizações11 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page