Buscar
  • Perfurarte

Vazão média: o que é e como fazer um teste de vazão em poço artesiano

Para definir a vazão média de um poço artesiano, é necessário realizar um teste que dura 24h. Entenda como é feito o teste de vazão, e qual a vazão média ou ideal que você deve buscar ao perfurar um poço artesiano

Momento em que a máquina perfuratriz encontra água. Créditos: Perfurarte Poços Artesianos

A vazão de um poço artesiano representa o volume de água que sai dele por determinado período, uma medida geralmente escrita em metros cúbicos por hora (m3/h).


Se a vazão de um poço é de 2m³/h, por exemplo, isso significa que ele possui a capacidade de extrair 2 mil litros de água por hora.


Antes de perfurar um poço artesiano, é difícil calcular a vazão média que ele terá.


De qualquer forma, uma estimativa pode ser feita a partir da localização do poço, com base nas características geológicas da região e nos dados de outros poços feitos nas proximidades.


Já a vazão ideal para o seu poço dependerá de sua finalidade. Para que você vai utilizar a água? Dependendo do seu consumo diário ou mensal, você precisará de uma vazão maior ou menor.


Abaixo, confira estatísticas sobre a vazão média de poços perfurados em Minas Gerais e São Paulo, saiba como descobrir qual é a vazão ideal para seu poço, e como é feito o teste de vazão.


Vazão média de poços artesianos em MG e SP


Se você der uma olhada na internet, provavelmente irá encontrar alguns dados sobre a vazão de poços artesianos, em geral apontando que eles costumam ter uma vazão média de 2m³/h.


Infelizmente, não é tão simples assim. A verdade é que a vazão média de poços artesianos varia muito, dependendo não só das características hidrogeológicas da região (de qual reserva subterrânea seu poço está captando água, por exemplo), mas também da quantidade de poços nas proximidades e de vários outros fatores, como a instalação de filtros.


Isso porque o comprimento e o diâmetro do filtro podem influenciar a vazão específica de um poço, de acordo com a facilidade com que permitem a passagem da água.


Dito isto, é possível ter uma noção da vazão média de poços artesianos a partir de estatísticas como as abaixo, extraídas dos dados da empresa Perfurarte:


Como medir a vazão de um poço artesiano?


Para saber a vazão de um poço, é necessário realizar um teste de vazão automático, também chamado de teste de bombeamento ou produção.


Esse teste dura 24 horas e registra o fluxo de água do poço, calculando o rebaixamento do seu nível.


Também gera informações, parâmetros hidrodinâmicos e características do poço, ajudando na determinação da capacidade de extração de água e no dimensionamento e colocação do conjunto de bombeamento.


Vale notar que esse teste tem um custo. Caso o seu poço já possua uma motobomba e você esteja procurando por um jeito mais simples de medir sua vazão, pode fazer isso de forma manual utilizando um balde e um cronômetro.


Por exemplo, você pode cronometrar quantos segundos ou minutos o seu poço leva para encher um balde de 10 litros, fazendo o seguinte cálculo em seguida:


(3.600 segundos x capacidade do balde) / tempo gasto = vazão do seu poço em litros por hora


Qual a vazão ideal para um poço artesiano?


A vazão ideal de um poço artesiano depende do seu objetivo. Caso a finalidade do poço seja abastecer uma casa ou sítio, por exemplo, uma vazão de 1 a 2m³/h (mil a dois mil litros de água por hora) é geralmente suficiente.


Há boas chances de um poço de 100 metros de profundidade em MG ou SP atender essa demanda.


Já se você precisa de água para fins agrícolas ou industriais, é mais seguro realizar um estudo a partir de seu consumo atual para definir sua demanda diária e/ou mensal.


Se você pretende utilizar a água para irrigação, pode conseguir a vazão necessária com um poço de profundidades mais rasas. A qualidade da água não é muito boa, mas atenderá a essa finalidade.


Caso a água seja destinada a consumo humano, contudo, profundidades maiores são necessárias.


Por fim, se você precisa de uma vazão alta, pode ser necessário perfurar um poço com maior diâmetro, o que acarretará maior custo.


Tem mais dúvidas? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo!
162 visualizações

Endereços

Sede Pouso Alegre: Rua Cel. Brito Filho, 1930/15B. Fátima I. Pouso Alegre/MG

(35) 99722-4138

São Paulo/SP: Avenida Juscelino Kubitschek, 1455. 4º andar. Vila Olímpia

(11) 96369-2837

Telefones:

0800-591-1812

E-mail

contato@perfurarte.com.br

Perfurarte • 2020