Recomenda-se que todo poço passe por uma limpeza regularmente, geralmente a cada 12 meses. No caso de empresas de envase de fontes de água mineral, essa é uma exigência legal.


O acúmulo de sujeira em um poço pode interferir na qualidade da água e levar a problemas como ferrugem, incrustações e danos aos materiais. Sem a manutenção anual, a tubulação pode se romper e pedaços de tubo ou revestimento podem cair no poço. Recuperá-lo é bem mais difícil do que mantê-lo limpo. 


Confira algumas etapas da limpeza de poços artesianos:


• Retirada do conjunto de bombeamento;
• Aplicação de produto biodegradável que remove incrustações;
• “Recirculação” de água (ou “air lift”) com um compressor de ar; 
• Escovação das paredes do poço;
• Aplicação de um produto desinfetante, normalmente hiploclorito de sódio (uma solução de cloro);
• Checagem e reinserção do conjunto de bombeamento.


Recomenda-se que o cliente faça uma nova análise da água a cada limpeza, para garantir que ela permanece dentro dos padrões potáveis.


Como cada poço possui uma característica construtiva diferente, a empresa de poço artesiano que irá realizar a limpeza precisa fazer uma avaliação técnica a fim de utilizar os materiais mais precisos em cada operação, como a identificação exata do produto químico que será mais adequado e eficiente para o poço em questão. 

icone_gota.png

2

LIMPEZA DE POÇOS ARTESIANOS

Você sabia que é preciso limpar seu poço artesiano regularmente?
Muitas pessoas só percebem que tem algum problema quando a água começa a sair suja, turva ou com cor e cheiro fortes.
Mas você não deve esperar isso acontecer - é normal que sujeira se acumule no poço, mesmo que ela não apareça, e é por isso que é importante realizar uma limpeza periodicamente.

Limpeza e Desinfecção de Poços com Ozônio.