Saiba mais sobre
OS TIPOS DE POÇOS

A
POÇOS ARTESIANOS
Cerca de 98% do recurso natural mais valioso do planeta se encontra em aquíferos subterrâneos. Em um Poço Tubular Profundo, ou comumente chamado de "poço artesiano", é feita uma perfuração em aquíferos confinados com alta pressão, de forma que a água flui naturalmente do solo sem a necessidade de um bombeamento. Com grande profundidade esses poços se destacam pela abundância e pureza da água, rica em sais minerais.
A perfuração de um poço pode ser considerada uma obra de engenharia civil e tem 5 anos de garantia conforme as normas da ABNT. Para que seja realizada de forma correta nossas equipes fazem um estudo geológico e hidrogeológico do solo para determinar os equipamentos e método mais adequado para a perfuração.
O poço artesiano pode ser desenvolvido em qualquer lugar que tenha área suficiente para abrigar equipamentos de perfuração. Para usufruir da água é necessário um documento de Outorga de Direito de Uso que deve ser renovada periodicamente (geralmente a cada cinco anos). Cada estado possui um órgão responsável por esta documentação.
COMO FAZEMOS A PERFURAÇÃO?
Nossas equipes possuem profissionais experientes, equipamentos e máquinas de alta tecnologia e seguem com rigor as normas da ABNT e etapas da perfuração.
O primeiro passo é um estudo e mapeamento do terreno para o dimensionamento dos equipamentos. Em seguida, realiza-se a preparação do local para a perfuração; durante todo o processo é feito o monitoramento e a análise dos sedimentos para garantir a qualidade da perfuração.
Após passar pela parte sedimentar do solo insere-se um revestimento antes de continuar a perfuração em rochas cristalinas. Depois de feita a perfuração da rocha cristalina o poço é desenvolvido e limpo, para então iniciara fase de instalação e automação.
O tempo necessário para o desenvolvimento do poço artesiano varia de acordo com cada poço, nossa equipe ao fazer o estudo do local fornece uma estimativa para o desenvolvimento e busca sempre manter fielmente a previsão.

B
POÇOS SEMI-ARTESIANOS
O tipo de poço mais comum no Brasil é o poço semi-artesiano. Em um poço semi-artesiano a perfuração é feita em um aquífero subterrâneo que não tem pressão suficiente para fazer com que a água jorre naturalmente e seja necessário o uso de uma bomba. A bomba que vai ser usada no poço varia de acordo com cada poço, as mais comuns são as bombas submersas mas em alguns casos usa-se bombas injetoras ou centrífugas. Recomenda-se fazer a manutenção do poço e da bomba a cada 12 meses.
O poço semi artesiano é um poço mais profundo e capta água do aquífero; há outros poços que também usam bomba como o mini poço artesiano e o poço caipira que são poços mais rasos e captam a água do lençol freático.
Por captar a água do lençol freático esses poços estão sujeitos a intempéries, ou seja, o fluxo de água varia de acordo com o período de chuva. Por captarem água em baixas profundidades esses poços costumam ser mais baratos, porém tem maiores chances de encontrar água contaminada.

C
POÇOS DE MONITORAMENTO
O poço de monitoramento é usado para obter amostras de águas subterrâneas. As amostras passam por uma análise química e físico-química para determinar as qualidades hidrogeológicas e os índices de contaminação.
Os poços de monitoramento são construídos em lugares próximos a depósitos de resíduos e poluentes para que haja uma monitoração contínua, como aterros sanitários, lixões e indústrias.
Os poços de monitoramento são construídos sempre em pares, no ponto mais alto e no ponto mais baixo do terreno, com os dois poços assim dispostos é possível fazer uma análise das camadas geológicas do solo além de monitorar as propriedades da água. Os poços de monitoramento não tem como finalidade o abastecimento de água.

D
POÇO SEM CUSTO (WAAS)
O termo “poço sem custo” caracteriza-se por um projeto de modalidade WAAS, do termo inglês Water as a Service. Nesta modalidade somos responsáveis por todo o investimento de construção, legalização e manutenção do poço durante o tempo estipulado em contrato e, por fim, o sistema de abastecimento implantado torna-se propriedade do cliente.
Nesta modalidade realizamos todo os estudos e investimentos necessários para realização do projeto de captação e distribuição de água, assumindo todos os riscos da perfuração, operação do sistema e cuidado com as manutenções ao longo de todo o contrato. Nesta modalidade o custo do cliente se resume a um valor mensal que é muito inferior ao gasto mensal que possui com água através do abastecimento convencional.
Algumas vantagens da modalidade WAAS para o cliente:
-
Nenhum risco ou necessidade de pagamento para perfuração. Todo o investimento é realizado por nós
-
Redução imediata do custo com água
-
ZERO custo com manutenção, pois ela estará garantida por todo o tempo do contrato
-
Autonomia no abastecimento
-
Transferência de todo o sistema de abastecimento de água para o contratante, sem custo