top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

5 dicas para contratar uma boa empresa de perfuração de poços artesianos

Atualizado: 5 de out. de 2023

Quer construir um poço artesiano, e não sabe quem contratar? Confira 5 pontos fortes que toda boa empresa de poço artesiano tem


máquina de perfuração de poço artesiano em cima de um caminhão
Maquinário de perfuração de poços artesianos

Perfurar um poço artesiano é uma atividade altamente especializada. Poços tubulares profundos são considerados obras de engenharia, de forma que sua construção precisa seguir normas e padrões de qualidade.


As empresas devem possuir um geólogo ou engenheiro de minas, cadastro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e maquinário adequado.


Como saber se uma empresa que faz poço artesiano é boa? Separamos abaixo 5 dicas para te ajudar a tomar a melhor decisão:


1. A empresa deve SEMPRE trabalhar na legalidade


Você sabia que poços artesianos precisam estar dentro da legislação?


Toda empresa que faz poço artesiano precisa, antes de mais nada, solicitar uma licença ambiental, também chamada de autorização de perfuração, ao órgão estadual competente.


Esse processo é obrigatório e, sem ele, o poço é considerado clandestino e fica sujeito à multa e interdição. Ou seja, é você quem paga o pato!


Além disso, para obter essa licença, a obra precisa atender várias normas de segurança e qualidade, incluindo um estudo de viabilidade. Se a empresa não realiza esses procedimentos, quem sai perdendo, mais uma vez, é o cliente.


Vale lembrar ainda que poços clandestinos podem acarretar danos graves tanto ao meio ambiente quanto à saúde das pessoas.


Os órgãos que controlam as licenças levam em conta o potencial hídrico da região antes de liberar um poço. Poços ilegais não são documentados e podem sobrecarregar as reservas subterrâneas. Resultado: você (e todo mundo) pode acabar sem água.


O processo de regularização também inclui testes de vazão e análises de qualidade, o que garante que você não consuma uma água potencialmente prejudicial à saúde.


Por fim, mas não menos importante, uma empresa que trabalha na ilegalidade não é muito confiável – se ela engana o governo e comete crimes ambientais, por que não enganaria seus clientes?


A dica aqui é perguntar pela licença ambiental e conferir o orçamento de um poço artesiano. Os procedimentos legais necessários têm um custo, e toda empresa séria leva isso em conta.


É importante mencionar ainda o fato de que os processos legais variam de acordo com o tipo e finalidade do poço artesiano. Se o cliente for uma empresa ou indústria, mais documentos legais podem ser necessários. A responsabilidade ambiental e sanitária é maior, de forma que é preciso estar muito atento quanto à escolha dos profissionais especializados envolvidos.

2. A empresa deve ter maquinários modernos e com manutenção em dia


Um dos grandes problemas na construção de poços artesianos é o atraso na execução.

Isso porque o maquinário, se não for novo e moderno, pode quebrar ou parar de funcionar com frequência, e o cliente é prejudicado.


Empresas boas sempre atualizam suas ferramentas de trabalho. Além disso, elas são bem cuidadas – a manutenção do maquinário é importante e nem toda empresa tem o zelo necessário.


Maquinário moderno e bem mantido é um excelente sinal – afinal, quem não cuida de seu próprio quintal não é bom para cuidar do quintal dos outros, não é mesmo?


3. Técnicos de perfuração e manutenção habilidosos


É claro que, sozinho, um bom maquinário não faz milagre. Toda empresa que fura poços artesianos precisa ter técnicos de perfuração e de manutenção habilidosos.


Mais importante do que o tempo de mercado de uma empresa é o tempo de mercado de seus principais funcionários. Empresas de perfuração “novas” podem ter profissionais com mais de 20 anos de mercado, porque investiram na formação da melhor equipe possível.


Neste caso, a dica é perguntar sobre a experiência do técnico de perfuração ou até sobre a taxa de sucesso da empresa - por exemplo, quantos poços ela já perfurou na sua região, em quantos encontrou água, quantos diminuíram de vazão ou secaram etc.


4. A empresa deve ter vendedores e técnicos honestos


Toda boa empresa de perfuração possui vendedores preparados para responder dúvidas e profissionais habilitados para fazer visitas técnicas.


Essa visita permite que a empresa verifique a viabilidade de um poço e ofereça ao cliente o melhor projeto possível.


Infelizmente, a perfuração de poços artesianos é uma atividade de risco. Por exemplo, enquanto existem estudos que podem dizer quais são suas chances de encontrar água, não há garantias.


Logo, o técnico não deve estar lá para vender um poço a qualquer custo, e sim para passar o maior número de informações ao cliente, que em seguida pode tomar uma decisão com segurança.


A dica aqui é fazer muitas perguntas sobre os riscos de uma obra e, acima de tudo, desconfiar de vendedores que fazem promessas que não podem cumprir – às vezes, as chances de achar água são muito boas, mas nunca são 100%.


Por fim, o preço de um poço artesiano leva em conta muitas variáveis, e os técnicos e vendedores devem apresentar ao cliente todas elas, de forma que ele entenda perfeitamente pelo que está pagando.


Pergunte, por exemplo, quais materiais serão utilizados no poço, se inclui conjunto de bombeamento, garantias etc. Vale observar que, se o cliente for uma empresa ou indústria, a qualidade do equipamento precisa estar de acordo com o exigido pela lei.


5. Peça referências


Por fim, nada como ter uma boa referência, não é mesmo? Ao escolher um produto ou uma empresa para fazer um serviço, é sempre interessante ter indicações.


Caso você não conheça ninguém que tenha feito um poço com a empresa, pode pedir a ela informações sobre clientes anteriores.


Nem sempre a empresa poderá liberar esses dados com detalhes, mas ela pode, no mínimo, dizer se já fez poços na sua região ou até listar clientes importantes, como empresas conhecidas, para quem já construiu poços.


Bônus: localização


A dica final é levar em conta a localização de uma empresa. Se ela atende sua região, isso é ótimo.


Já se ela está muito distante de você, provavelmente não poderá te ajudar tanto no caso de eventuais problemas.


Quer saber mais sobre a perfuração de poços artesianos? Entre em contato conosco!
5.114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page