top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Bomba para poço artesiano: tipos e problemas mais comuns

Atualizado: 5 de out. de 2023

Seu poço artesiano não puxa água, ou sai pouca água? O problema pode ser na bomba. Saiba quais são os tipos de bomba mais comuns para poços artesianos, e seus defeitos mais frequentes


Modelos de bomba submersa da marca Ebara, uma das melhores do mercado, para poço artesiano
Modelos de bomba submersa da marca Ebara, uma das melhores do mercado, para poço artesiano

Você sabe como funciona um poço artesiano?


O poço artesiano é aquele cuja água jorra naturalmente, uma vez que a pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície de forma natural. Ou seja, depois de perfurado, ele funciona sem necessidade de bomba.


Embora essa seja a definição técnica de poço artesiano, poços jorrantes são bem raros. A maioria dos poços artesianos precisa de um conjunto de bombeamento para captar água e trazê-la até a superfície.


Logo, é importante conhecer o tipo ideal de bomba de água para o seu poço, bem como os problemas mais comuns que esse conjunto pode apresentar.


Como escolher uma bomba de poço artesiano?


Para escolher a bomba (também chamada de motobomba) ideal, é preciso conhecer o diâmetro, a profundidade e a vazão de água do poço artesiano. Outros dados interessantes são o nível dinâmico e estático do poço.


Essas informações devem ser fornecidas pela empresa de perfuração.


Em muitos casos, os contratos de perfuração envolvem a instalação do conjunto de bombeamento, ou seja, você já recebe o poço funcionando, com a bomba certa para ele.


Se este não for o seu caso, no entanto, certifique-se de obter todos os dados necessários, bem como as características do poço, para comprar o equipamento certo.


Qual o principal tipo de bomba para poço artesiano?


O tipo de bomba mais utilizado em poços artesianos profundos é o modelo submerso. Os mais comuns possuem um formato cilíndrico e comprido. Por conta disso, as bombas para poços também são chamadas de bomba caneta ou bomba palito.


A bomba submersa, como o próprio nome indica, fica embaixo da água o tempo todo. Ela precisa de um certo nível de água para funcionar direito, de forma que é interessante ter uma boia para controlar se esse nível está alto ou baixo demais.


Existem modelos que bombeiam água limpa e modelos capazes de bombear água com materiais sólidos, como areia e terra.


Como a bomba caneta submersa funciona?


A principal função da bomba é pressionar a água para cima. Para alcançar esse objetivo, a maioria dos modelos do mercado conta com um sistema de bombeamento elétrico submersível (ESP), uma espécie de motor.


As bombas submersas podem ter vários tamanhos (tanto de diâmetro quanto de comprimento) e ser compostas de diferentes materiais, como ferro e aço inox. Vale lembrar que as opções inoxidáveis são sempre superiores, pois não correm risco de enferrujamento.


Esse tipo de bomba atende a diferentes necessidades, desde abastecimento residencial até fins agrícolas, alimentícios, de mineração, construção e saneamento.


Potência e tensão


A potência ideal da bomba vai depender da pressão e vazão de cada poço.


A tensão de alimentação deve ser compatível com a voltagem do local em que a motobomba será ligada. No caso da submersa, não existe versão bivolt.


Para uso residencial, a voltagem pode ser de 110 ou 220 volts, mas indica-se uma de 220 volts. Para usos industriais, a voltagem costuma ser de 220, 380 ou 440 volts trifásico.


Quais são os problemas ou defeitos mais comuns das bombas submersas?


O seu poço artesiano não puxa água, ou sai pouca água? O problema pode ser na bomba.


Os defeitos mais comuns que as bombas de poços artesianos apresentam são:


  • não extrair água;

  • fornecer água em vazão inferior;

  • sobrecarregar o motor;

  • vibrar.

As causas prováveis são muitas, como:


  • não ter água suficiente para a bomba submersa funcionar direito (nível baixo);

  • entrada de ar na tubulação;

  • rotação insuficiente ou acima do normal do motor;

  • bomba girando ao contrário.

Algumas das soluções possíveis são:

  • ajustar a tensão do motor;

  • corrigir a ligação;

  • vedar conexões;

  • desmontar e revisar peças;

  • desobstruir ou substituir o rotor;

  • limpar a bomba;

  • substituir a bomba.

Gostaria de saber mais sobre nossos serviços ou procura um poço artesiano com bomba? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo.
70.044 visualizações93 comentários

Posts recentes

Ver tudo

93 Kommentare


Helton Meira
Helton Meira
06. Feb.

Olá!

Ql bomba indica para puxar 12m de profundidade e joga 6m de altura?

Gefällt mir

Jacky Silva Bnu
Jacky Silva Bnu
05. Juli 2023

Olá

Tenho um posso artesiano não sei o tipo da bomba, mas creio que esta com algum problema, pois a caixa não para de encher cm pouca pressão vai jogando a água e assim por horas. O que pode ser?

Gefällt mir
Perfurarte
Perfurarte
13. Jan.
Antwort an

Olá, Jacky. A baixa pressão ou vazão pode ser mesmo um problema da motobomba ou mesmo da vazão do seu poço. Recomendo acionar um especialista. Entre em contato com a gente que enviamos um técnico até sua casa. 0800-591-1812

Gefällt mir

payakan16
08. Mai 2023

Bom dia amigo.

Tenho um poço artesiano de 152 MTS de profundidade, uma vasão de 15 mil lts hora, e uso uma bomba palito, de 3 CV, bi fase 440 volts, e agora ela parou de jogar água, quando liga o quadro ela só fica fazendo uma zuada mas não puxa água, o que poderia ser? De já agradeço pela resposta.

Gefällt mir
Perfurarte
Perfurarte
13. Jan.
Antwort an

Bom dia, amigo. Muito provavelmente sua motobomba parou porque queimou ou está obstruída. Deixe seu contato ou ligue pra gente que resolvemos pra você. 0800-591-1812

Gefällt mir

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira
04. Apr. 2023

Boa noite. Tenho uma propriedade com poço semi-artesiano, no interior de São Paulo. O poço tem 140 mts de profundidade, com bomba de 1,5cv trifásica. A empresa de energia trocou a fiação na rua e, segundo um vizinho, trocou a ordem das fases. Como minha bomba está parada há uns 2 meses e, normalmente, quando ligo, demora uns 40 segundos para o sistema começar a jorrar água, devido ao comprimento da tubulação. Pergunto se esse tempo de funcionamento pode danificar a bomba, caso note que o motor está girando em sentido errado? Sei que normalmente isso é facilmente resolvido invertendo-se dua fases, mas temo que se girar ao contrário possa haver algum dano à bomba, pois ela já tem alguns…

Gefällt mir
Perfurarte
Perfurarte
04. Apr. 2023
Antwort an

Boa noite, Paulo. Tudo bem? Perfeitas colocações, o senhor está correto em ficar preocupado. A inversão de fases é uma das causas de queima do motor de bombas submersas. Isso acontece primeiramente porque o bombeador não foi feito para girar invertido e isso danifica os rolamentos e desgasta os rotores, mas também ao girar invertido a vazão da sua bomba diminui drasticamente, o que também reduz a refrigeração do motor, ou seja: diminui significativamente a vida útil de seu conjunto. Recomendamos que retorne as fases para a posição original antes de qualquer prejuízo. Caso precise de mais detalhes ou informações ligue pra gente 0800-591-1812 (fale com Paulo ou Salvador)

Gefällt mir

mauroesparca
11. März 2023

Boa tarde ,uma dúvida tenho poço com 42 metros de profundidade,só que trabalha com sistema de compressor,gostaria de colocar bomba ,pois via compressor pra encher uma caixa de 2,500litros demora umas 4 horas ,qual o menor diâmetro de uma bomba ,deste já agradeço,email mauroesparca@gmail.com

Gefällt mir
Perfurarte
Perfurarte
13. März 2023
Antwort an

Apenas para esclarecer, o menor diâmetro de moto-bomba que trabalhamos é 2.1/2" polegadas.

Gefällt mir
bottom of page