top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Bomba para poço artesiano: tipos e problemas mais comuns

Atualizado: 5 de out. de 2023

Seu poço artesiano não puxa água, ou sai pouca água? O problema pode ser na bomba. Saiba quais são os tipos de bomba mais comuns para poços artesianos, e seus defeitos mais frequentes


Modelos de bomba submersa da marca Ebara, uma das melhores do mercado, para poço artesiano
Modelos de bomba submersa da marca Ebara, uma das melhores do mercado, para poço artesiano

Você sabe como funciona um poço artesiano?


O poço artesiano é aquele cuja água jorra naturalmente, uma vez que a pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície de forma natural. Ou seja, depois de perfurado, ele funciona sem necessidade de bomba.


Embora essa seja a definição técnica de poço artesiano, poços jorrantes são bem raros. A maioria dos poços artesianos precisa de um conjunto de bombeamento para captar água e trazê-la até a superfície.


Logo, é importante conhecer o tipo ideal de bomba de água para o seu poço, bem como os problemas mais comuns que esse conjunto pode apresentar.


Como escolher uma bomba de poço artesiano?


Para escolher a bomba (também chamada de motobomba) ideal, é preciso conhecer o diâmetro, a profundidade e a vazão de água do poço artesiano. Outros dados interessantes são o nível dinâmico e estático do poço.


Essas informações devem ser fornecidas pela empresa de perfuração.


Em muitos casos, os contratos de perfuração envolvem a instalação do conjunto de bombeamento, ou seja, você já recebe o poço funcionando, com a bomba certa para ele.


Se este não for o seu caso, no entanto, certifique-se de obter todos os dados necessários, bem como as características do poço, para comprar o equipamento certo.


Qual o principal tipo de bomba para poço artesiano?


O tipo de bomba mais utilizado em poços artesianos profundos é o modelo submerso. Os mais comuns possuem um formato cilíndrico e comprido. Por conta disso, as bombas para poços também são chamadas de bomba caneta ou bomba palito.


A bomba submersa, como o próprio nome indica, fica embaixo da água o tempo todo. Ela precisa de um certo nível de água para funcionar direito, de forma que é interessante ter uma boia para controlar se esse nível está alto ou baixo demais.


Existem modelos que bombeiam água limpa e modelos capazes de bombear água com materiais sólidos, como areia e terra.


Como a bomba caneta submersa funciona?


A principal função da bomba é pressionar a água para cima. Para alcançar esse objetivo, a maioria dos modelos do mercado conta com um sistema de bombeamento elétrico submersível (ESP), uma espécie de motor.


As bombas submersas podem ter vários tamanhos (tanto de diâmetro quanto de comprimento) e ser compostas de diferentes materiais, como ferro e aço inox. Vale lembrar que as opções inoxidáveis são sempre superiores, pois não correm risco de enferrujamento.


Esse tipo de bomba atende a diferentes necessidades, desde abastecimento residencial até fins agrícolas, alimentícios, de mineração, construção e saneamento.


Potência e tensão


A potência ideal da bomba vai depender da pressão e vazão de cada poço.


A tensão de alimentação deve ser compatível com a voltagem do local em que a motobomba será ligada. No caso da submersa, não existe versão bivolt.


Para uso residencial, a voltagem pode ser de 110 ou 220 volts, mas indica-se uma de 220 volts. Para usos industriais, a voltagem costuma ser de 220, 380 ou 440 volts trifásico.


Quais são os problemas ou defeitos mais comuns das bombas submersas?


O seu poço artesiano não puxa água, ou sai pouca água? O problema pode ser na bomba.


Os defeitos mais comuns que as bombas de poços artesianos apresentam são:


  • não extrair água;

  • fornecer água em vazão inferior;

  • sobrecarregar o motor;

  • vibrar.

As causas prováveis são muitas, como:


  • não ter água suficiente para a bomba submersa funcionar direito (nível baixo);

  • entrada de ar na tubulação;

  • rotação insuficiente ou acima do normal do motor;

  • bomba girando ao contrário.

Algumas das soluções possíveis são:

  • ajustar a tensão do motor;

  • corrigir a ligação;

  • vedar conexões;

  • desmontar e revisar peças;

  • desobstruir ou substituir o rotor;

  • limpar a bomba;

  • substituir a bomba.

Gostaria de saber mais sobre nossos serviços ou procura um poço artesiano com bomba? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo.
69.228 visualizações93 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page