Para a desativação parcial de um poço todos os equipamentos são retirados (conjunto moto-bomba; fiação; tubulação; etc.) e a tampa do poço é lacrada com uma tampa soldada.

 

O tamponamento definitivo de um poço é feito quando a produção de água de um poço é insuficiente ou existe alguma contaminação. A desativação total de um poço consiste em uma série de processos regularizados pela ABNT por questões de segurança e preservação ambiental. O processo de desativação, apesar de burocrático, é bem simples e pode ser feito em questão de algumas horas. O processo resume-se em fazer a desinfestação do poço e o preenchimento do mesmo, nos últimos 20 metros é feita uma camada de concreto e por fim a boca é selada com uma tampa soldada.

6
TAMPONAMENTO

O tamponamento é o processo de desativação total ou parcial de um poço. A desativação parcial é temporária e consiste em selar a entrada do poço para segurança de pessoas e animais e evitar problemas ambientais. A desativação total de um poço é feita quando não há vazão mínima de água ou quando o poço deixa de ser utilizado.

O tamponamento temporário é feito quando um poço terá sua produção de água interrompida por tempo indeterminado, por exemplo, uma empresa ao sair do terreno faz um tamponamento temporário do poço que poderá ser utilizado por outra pessoa e/ou empresa futuramente.

Endereços

Sede Pouso Alegre: Rua Cel. Brito Filho, 1930/15B. Fátima I. Pouso Alegre/MG

(35) 99722-4138

São Paulo/SP: Avenida Juscelino Kubitschek, 1455. 4º andar. Vila Olímpia

(11) 96369-2837

Telefones:

0800-591-1812

E-mail

contato@perfurarte.com.br

Perfurarte • 2020