top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Tipos de poços: conheça diferentes poços para captação de água e suas vantagens

Atualizado: 5 de out. de 2023

Tipos de poços: poço caipira, poço tubular profundo semi artesiano e artesiano
Tipos de poços: poço caipira, poço tubular profundo semi artesiano e artesiano

Poço de água não é tudo igual: existem diferentes tipos com características de instalação, benefícios e desvantagens bastante diferentes. Entenda:


Tipos de poços para captação de água


Existem duas categorias principais de poços: o poço simples e o poço tubular profundo.

Dentro dos poços tubulares profundos, existem subtipos.


Poço simples


O poço simples é chamado também de poço comum, poço caipira, poço raso, cisterna, cacimba ou amazonas.


Seu nome mais comum é poço caipira. Ele é perfurado manualmente até o início do lençol freático, ou seja, até a primeira reserva de água próxima à superfície. Sua profundidade é, geralmente, de no máximo 20 metros.


Vantagem: é mais barato.

Desvantagens: sua água dificilmente é própria para consumo humano, uma vez que é muito mais fácil de se contaminar; pode secar em períodos com pouca chuva; a vazão não costuma ser alta.


Poço tubular profundo


O poço tubular profundo é considerado uma obra de engenharia, e precisa ser construído por profissionais registrados no CREA. Pode ter profundidades variadas, de 20 até 2.000 metros. No entanto, geralmente possui entre 80 e 600 metros.


Vantagens: a água é, geralmente, de boa qualidade e livre de contaminantes; maior chance de vazão alta.

Desvantagem: quanto mais profundo, mais cara é a operação e a manutenção; requer maior responsabilidade ambiental e sanitária.


Existem dois subtipos de poços tubulares profundos:


Poço semi artesiano


Poço semi artesiano é todo poço que precisa de conjunto de bombeamento para trazer a água até a superfície.


Esse tipo de poço geralmente capta água de lençóis freáticos, mas, ao contrário do caipira, os primeiros metros da reserva de água, sujeitos a contaminação, são isolados de forma que a água do poço seja captada apenas de reservas mais profundas e seguras.


A profundidade de poços semi artesianos costuma variar entre 20 e 60 metros.


Poço artesiano


O poço artesiano é assim chamado quando a água jorra naturalmente do solo, sem necessidade de um conjunto de bombeamento. Isso acontece raramente, em locais onde as condições geológicas fazem com que a pressão do solo leve a água até a superfície.


Poços tubulares de mais de 100 metros, que captam água de fendas rochosas profundas ou aquíferos, no entanto, também são frequentemente chamados de poços artesianos.



Uma vez que os poços tubulares profundos podem captar água de fendas ou aquíferos, também podemos classificar os tipos de poços artesianos da seguinte forma:


Poço de formação rochosa - rocha consolidada ou cristalina


Poço tubular profundo perfurado em formações rochosas consolidadas, ou seja, em rochas cristalinas. É mais rápido e fácil de perfurar do que poços de formação sedimentar.


Poço de formação sedimentar - rocha inconsolidada ou sedimentar


Poço tubular profundo perfurado em formações rochosas inconsolidadas, também chamadas de sedimentares, como o aquífero Guarani ou Tubarão, por exemplo. Esse tipo de poço frequentemente exige o uso de filtros, por conta da característica instável da rocha inconsolidada.


Poço misto - rocha consolidada e inconsolidada


Poços tubulares profundos perfurados em rochas inconsolidadas e consolidadas, cujo resultado é uma captação de água mista, a partir de ambas as formações. É um tipo incomum de poço, pouco recomendado por conta de seus riscos.


Em resumo


O melhor tipo de poço é o mais adequado para a finalidade pretendida: poços para irrigação de pasto, por exemplo, não precisam ter água potável, e podem ser caipiras. Poços para consumo humano exigem maior qualidade.


É necessário levar em consideração a geologia do local (rocha cristalina, sedimentar), bem como a necessidade de água do cliente para se chegar a um projeto que atenda suas necessidades.


Quer saber mais? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.
28.405 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page