Buscar
  • Perfurarte

De onde vem a água dos poços artesianos?

A água de poços artesianos profundos vem de reservas subterrâneas como os aquíferos. A qualidade dessa água subterrânea é muito superior à qualidade das águas superficiais, vindas dos rios e lagos. Entenda


Poço artesiano no gramado em frente a uma casa

Essa é uma questão importante – você sabia que, dependendo de onde vem a água de um poço artesiano, sua qualidade é diferente?


No geral, a água de poços artesianos vem de reservas subterrâneas profundas, como aquíferos e fendas rochosas.


Mas estamos falando aqui de poços tubulares profundos, ou seja, com 60 metros ou mais.


No caso dos poços mais rasos, chamados comumente de simples ou caipiras, a captação de água ocorre a partir do lençol freático.


Quanto mais profunda for a captação de água subterrânea, mais chances de essa água ter boa qualidade.


Reservas subterrâneas profundas versus superficiais


O poço tubular profundo é projetado para captação em reservas subterrâneas formadas ao longo de muitos anos, através da infiltração de água no solo.


Conforme essa água percorreu seu caminho pelas rochas e sedimentos, foi naturalmente filtrada, tornando-se cada vez mais limpa ou pura.


É por esse motivo que a água de poços artesianos costuma possuir excelentes características físico-químicas, e ser própria para o consumo humano - diferentemente da água de rios e lagos, por exemplo, que necessita de tratamento.


Já poços rasos - especialmente aqueles com até 20 metros - captam água do lençol freático a uma proximidade muito grande do solo.


Essa água ainda não teve tempo de ser purificada naturalmente. Isso significa que ela corre um grande risco de contaminação por qualquer atividade humana próxima, como despejo de esgoto, aterros, uso de agrotóxicos etc.


A água de poços artesianos vem de reservas subterrâneas abundantes


No mundo todo, estima-se que as águas subterrâneas sejam aproximadamente 100 vezes mais abundantes que as águas superficiais de rios e lagos, de acordo com a ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas).


No Brasil, particularmente, as reservas de água subterrânea são estimadas em 112.000 km³ (ou 112 trilhões de m³).


Levando-se em conta a abundância e a qualidade dessas reservas, o poço artesiano se apresenta como uma alternativa de abastecimento muito interessante.


Para extrair águas subterrâneas com segurança e sustentabilidade, no entanto, é importante contratar uma empresa especializada com registro no CREA e profissionais experientes.


Nós podemos te ajudar! Fale conosco ou peça um orçamento sem compromisso.

LEIA TAMBÉM: O que é vazão média e como fazer um teste de vazão em poço artesiano e Quais são as taxas e gastos para ter abastecimento de água próprio?


619 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp