top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Saiba por que você não deve contratar um poço semi artesiano

Atualizado: 5 de out. de 2023

Precisa de pouca água e procura uma alternativa mais barata? Entenda por que um poço semi artesiano pode sair muito mais caro do que você pensa


Água suja saindo de uma torneira por conta de contaminação de poço semi artesiano.
Poços mais rasos têm maior probabilidade de contaminação e de dar água suja, manchando louças.

O poço semi artesiano é uma alternativa muito procurada por quem deseja suprir uma necessidade baixa de água, ou por quem quer pagar mais barato.


Quando falamos em custo-benefício, porém, o preço a se pagar por um poço semi artesiano pode ser bem maior do que você pensa. Vamos explicar abaixo por quê.


Mas antes, um aviso importante: o poço ao qual estamos nos referindo é um de no máximo 60 metros, que capta água de fontes superficiais, acumulada da chuva, nas primeiras camadas do solo. Ele é popularmente conhecido como “semi artesiano”, embora esse temo não seja muito adequado – tecnicamente, ele serve para designar qualquer poço que precise de um conjunto de bombeamento para funcionar. Saiba mais aqui.


Poço semi artesiano x poço tubular profundo


Existem grandes diferenças entre poços mais rasos versus poços tubulares profundos. A principal é que o poço mais simples não leva nenhuma camada de revestimento. Ao captar água de fontes superficiais, ele sofre com dois problemas: contaminação e probabilidade de secar.


Já poços tubulares profundos captam água de fontes subterrâneas muito mais seguras, como aquíferos e formações rochosas cristalinas, filtrada através de milhares de anos pela terra. As camadas superficiais são revestidas justamente para não contaminarem essa fonte muito mais abundante e limpa.


Por que não contratar um poço “semi artesiano”


Se você quer utilizar a água para consumo humano, jamais faça um poço semi artesiano. A água da chuva que ele capta vem com todo tipo de contaminantes, como restos orgânicos de animais mortos, agrotóxicos etc.


Sei o que você está pensando: conheço gente que bebeu a vida toda e nada aconteceu. Não é bem assim – muitas vezes, os coliformes e outros contaminantes causam sintomas leves, como dores de cabeça ou de barriga, e não percebemos que eles se devem à água que estamos tomando. Além disso, podem causar sintomas piores. Você não arriscaria a saúde de sua família, certo?


Um poço desses normalmente só atende bem caso seja utilizado para irrigação, paisagismo, talvez para o consumo de animais. Também não costuma ter vazão alta - se você precisa de uma grande quantidade de água, esqueça esse tipo de projeto. Se você tiver uma fazenda produtiva ou não tiver acesso a outras fontes de abastecimento, esqueça também, afinal, a probabilidade de ficar sem água em algum momento do ano é grande. O semi artesiano precisa de estações chuvosas para funcionar.


E tem ainda mais um inconveniente: nessas épocas, a água desses poços costuma sair suja, e é muito comum que manche louças, como pias e vasos sanitários, deixando-as com aquele aspecto famoso de ferrugem. Nada legal, não é mesmo?


E sequer entramos no mérito de que poços regularizados são os que seguem todas as normas técnicas, incluindo camada de revestimento. Poços semi artesianos são sujeitos a multas e sanções.



O investimento em um poço tubular profundo é um pouco mais alto, mas não precisa ser absurdo. Existem diferentes tipos de profundidade e materiais com os quais trabalhar. Contrate uma empresa transparente e escolha uma forma de pagamento que caiba no seu bolso. Assim, você terá um poço seguro e com excelente vida útil para deixar de herança a toda sua família.

Tem mais dúvidas ou gostaria de um orçamento personalizado para um poço tubular profundo? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.

1.470 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page