O hidrômetro é um equipamento capaz de medir o consumo de água de uma residência ou indústria. Todo poço artesiano precisa ter um hidrômetro; sua instalação é obrigatória para obter a outorga de uso da água
Quem tem ou pretende ter um poço artesiano já deve ter ouvido o nome desse equipamento: hidrômetro.
Mas, afinal, o que é o hidrômetro, para que serve e por que ele precisa ser instalado em seu poço?
Para que serve o hidrômetro?
O hidrômetro para poços artesianos é um contador que serve para controlar o volume de água captado pelo poço.
Uma vez instalado, ele irá medir e informar a utilização de água em metros cúbicos por dia, mês ou ano.
Por que a instalação do hidrômetro é obrigatória?
O poço artesiano (poço tubular profundo) é considerado uma obra de engenharia. Para construí-lo, é preciso obter uma licença ambiental. E, depois de pronto, para utilizar sua água, é preciso obter uma outorga.
Esses documentos são emitidos por órgãos ambientais como o IGAM (Instituto Mineiros de Gestão das Águas) e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo) e, para serem concedidos, alguns procedimentos precisam ser seguidos.
No caso da outorga, é necessária a instalação de um hidrômetro, bem como de uma torneira de coleta e de uma tubulação de monitoramento.
Isso porque, na outorga, é preciso declarar a quantidade de água que será utilizada. O hidrômetro garante que o volume declarado está sendo cumprido. Ele também é usado para cobrar o esgoto, a partir do consumo de água.
A torneira de coleta, por sua vez, serve para coletar amostras e analisar a qualidade da água, enquanto a tubulação de monitoramento tem a função de medir o nível estático e dinâmico da água dentro do poço.
É importante lembrar que descumprir as regras da outorga – não instalar um hidrômetro, ou utilizar uma quantidade de água diferente da declarada, por exemplo - pode levar a multas.
Como obter um hidrômetro
Existem diferentes modelos e marcas de hidrômetro no mercado. Geralmente, ele é fabricado com materiais resistentes e altamente duráveis, como ferro fundido.
É possível adquirir linhas diferentes do equipamento dependendo da finalidade do uso da água, como irrigação, indústria ou residência.
Vale lembrar que o hidrômetro deve ser dimensionado de acordo com a vazão e as características do poço artesiano, bem como atender normas técnicas de segurança.
Sendo assim, na hora de adquirir um equipamento deste tipo, procure lojas especializadas e confiáveis. Empresas de perfuração também auxiliam na instalação de hidrômetros e/ou pedido de outorga.
Esses procedimentos podem tanto ser feitos à parte quanto incluídos no custo total do poço artesiano.
Quer saber mais? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo!
Comments