top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Hidrômetro: o que é, para que serve e por que sua instalação é obrigatória

Atualizado: 5 de out. de 2023

O hidrômetro é um equipamento capaz de medir o consumo de água de uma residência ou indústria. Todo poço artesiano precisa ter um hidrômetro; sua instalação é obrigatória para obter a outorga de uso da água


Hidrômetro instalado em poço artesiano
Hidrômetro instalado em poço artesiano

Quem tem ou pretende ter um poço artesiano já deve ter ouvido o nome desse equipamento: hidrômetro.


Mas, afinal, o que é o hidrômetro, para que serve e por que ele precisa ser instalado em seu poço?


Para que serve o hidrômetro?


O hidrômetro para poços artesianos é um contador que serve para controlar o volume de água captado pelo poço.


Uma vez instalado, ele irá medir e informar a utilização de água em metros cúbicos por dia, mês ou ano.


Por que a instalação do hidrômetro é obrigatória?


O poço artesiano (poço tubular profundo) é considerado uma obra de engenharia. Para construí-lo, é preciso obter uma licença ambiental. E, depois de pronto, para utilizar sua água, é preciso obter uma outorga.


Esses documentos são emitidos por órgãos ambientais como o IGAM (Instituto Mineiros de Gestão das Águas) e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo) e, para serem concedidos, alguns procedimentos precisam ser seguidos.

No caso da outorga, é necessária a instalação de um hidrômetro, bem como de uma torneira de coleta e de uma tubulação de monitoramento.


Isso porque, na outorga, é preciso declarar a quantidade de água que será utilizada. O hidrômetro garante que o volume declarado está sendo cumprido. Ele também é usado para cobrar o esgoto, a partir do consumo de água.


A torneira de coleta, por sua vez, serve para coletar amostras e analisar a qualidade da água, enquanto a tubulação de monitoramento tem a função de medir o nível estático e dinâmico da água dentro do poço.


Poço artesiano subterrâneo, com hidrômetro, torneira de coleta e tubulação de monitoramento
Poço artesiano subterrâneo, com hidrômetro, torneira de coleta e tubulação de monitoramento

É importante lembrar que descumprir as regras da outorga – não instalar um hidrômetro, ou utilizar uma quantidade de água diferente da declarada, por exemplo - pode levar a multas.


Como obter um hidrômetro


Existem diferentes modelos e marcas de hidrômetro no mercado. Geralmente, ele é fabricado com materiais resistentes e altamente duráveis, como ferro fundido.


É possível adquirir linhas diferentes do equipamento dependendo da finalidade do uso da água, como irrigação, indústria ou residência.


Vale lembrar que o hidrômetro deve ser dimensionado de acordo com a vazão e as características do poço artesiano, bem como atender normas técnicas de segurança.


Sendo assim, na hora de adquirir um equipamento deste tipo, procure lojas especializadas e confiáveis. Empresas de perfuração também auxiliam na instalação de hidrômetros e/ou pedido de outorga.


Esses procedimentos podem tanto ser feitos à parte quanto incluídos no custo total do poço artesiano.

Quer saber mais? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo!
6.126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page