top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Como saber se é possível ter um poço artesiano em sua propriedade

Atualizado: 5 de out. de 2023

Poços artesianos podem ser feitos em qualquer lugar, mesmo na cidade? Veja como descobrir se é permitido fazer um em sua propriedade


Poço artesiano jorrando água com carro da Perfurarte Poços Artesianos ao fundo, em um belo gramado com uma casa branca ao fundo.

Essa dúvida é muito comum: poços artesianos podem ser feitos em qualquer lugar? Até mesmo na cidade? Ou no quintal da sua casa, por exemplo?


Sim, é possível fazer um poço em qualquer lugar, desde que você cumpra certas condições e tenha autorização governamental. Além da permissão, é necessário considerar também o espaço disponível para a obra, já que a perfuração envolve caminhões e maquinários especializados.


Saiba se você pode ter um poço artesiano em sua propriedade e entenda quais autorizações você precisa:


Poço na cidade: o que diz a legislação?


De acordo com a Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico no Brasil, é permitido perfurar um poço artesiano tanto em áreas rurais quanto urbanas. Ou seja, você pode ter um na sua propriedade.


No caso das áreas urbanas, a permissão é concedida para poços que fiquem:

  • Em regiões não abastecidas pela rede pública (concessionárias de saneamento);

  • Em condomínios, residenciais ou não;

  • Em áreas não residenciais (por exemplo, dentro de empresas e indústrias).


Ou seja, de maneira geral, é possível furar poço em cidades, especialmente no caso de empresas e condomínios. Você também pode ter um poço em casa se estiver em uma zona rural e/ou se não tiver acesso ao sistema de abastecimento.


Vale observar que existem algumas exceções a serem consideradas. O ideal é consultar uma empresa de perfuração para ter uma noção de como o órgão estadual de sua região lida com a questão.


Quais autorizações eu preciso obter?


A perfuração de um poço artesiano é uma obra de engenharia que exige o cumprimento de normas técnicas federais, além de autorizações de órgãos estaduais.


Essas autorizações são a forma que o governo tem de fiscalizar e controlar a construção de poços a fim de que eles não prejudiquem o meio ambiente, uma vez que a captação de água subterrânea pode afetar o abastecimento em uma região.


No geral, é preciso obter dois documentos. O primeiro é a licença ambiental de perfuração, solicitada pela empresa de perfuração antes da obra. É essencial para garantir que ela siga as mencionadas normas técnicas, e que a construção seja legal e de qualidade.


O segundo é a outorga de uso, solicitada pelo proprietário do poço depois que ele estiver pronto. Essa autorização lhe garante o direito de utilizar a água do poço por tempo determinado, podendo ser renovada após o término do prazo. Existe também a dispensa de outorga, que só precisa ser pedida uma vez.


Esses documentos são concedidos por órgãos estaduais. No caso do estado de São Paulo, é o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) quem cuida dessas autorizações. Em Minas Gerais, a responsabilidade é do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas).


Poços não regularizados, ou seja, que não cumprem a legislação e não possuem as devidas licenças, são sujeitos a multas e outras penalidades.


Viabilidade da obra de perfuração


Se a sua propriedade pode ter um poço artesiano, o próximo passo é entrar em contato com uma empresa de perfuração para checar a viabilidade da obra.


Estudos geológicos e topográficos do terreno podem indicar se a perfuração é viável e qual a probabilidade de se encontrar água no local, assim como a adequação do espaço para receber a máquina perfuratriz, usada na obra.


Confie somente em profissionais especializados e experientes para analisar as características da propriedade e estimar a profundidade necessária para captar a água. É importante lembrar que a presença de água não pode ser garantida: nunca acredite em promessas deste tipo.

Precisa de ajuda para saber se um poço artesiano é viável em sua propriedade? Fale conosco! Trabalhamos somente com poços legais e obtemos a licença de perfuração para todos os nossos clientes.

9.389 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page