top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Como e por que ter um poço artesiano em sua empresa

Poços artesianos de alto desempenho são excelentes alternativas para abastecer empresas e indústrias, trazendo muito mais segurança, economia e sustentabilidade


Caminhão perfuratriz de poços artesianos em terreno de terra, com uma estrada e árvores ao fundo. Fonte: Perfurarte

Ter um poço artesiano pode ser uma excelente solução para empresas ou indústrias que consomem uma grande quantidade de água.


Ao investir em um poço tubular profundo, você se livra de preocupações com racionamentos, crises hídricas e falta de abastecimento, além de se tornar mais sustentável e economizar na - ou mesmo eliminar – sua conta de água.


Conheça os principais benefícios de ter um poço artesiano de alto desempenho, saiba o que considerar na hora de contratar a perfuração e veja como manter um abastecimento alternativo em sua empresa:


Vantagens de ter um poço artesiano em sua empresa


Com um poço de vazão adequada para atender o seu consumo, você pode:


  • Ter autossuficiência em água, ou seja, você não depende mais da concessionária de saneamento ou de caminhão-pipa;

  • Aumentar a segurança hídrica, ou seja, você não precisa mais se preocupar com crises hídricas, racionamento, falta de abastecimento, aumentos repentinos de tarifa etc.;

  • Ter água de uma qualidade superior, uma vez que a água de captação subterrânea não exige tratamentos complexos com grande quantidade de produtos químicos, algo que geralmente ocorre com a captação superficial feita em rios e lagos cheios de contaminantes;

  • Aumentar a sustentabilidade do seu negócio, já que a água de poços artesianos regularizados e construídos com licença ambiental não necessita de tantos produtos químicos para ser potável, nem é sujeita ao desperdício no transporte - de acordo com o último estudo do Instituto Trata Brasil, mais de 40% da água tratada no nosso país é perdida através dos sistemas de distribuição das concessionárias;

  • Valorizar o seu terreno e/ou o seu negócio, uma vez que ter uma fonte própria e alternativa de abastecimento agrega ao empreendimento como um todo;

  • Economizar significativamente, especialmente após o período necessário para o retorno do seu investimento - dependendo do seu consumo e da vazão de seu poço, é possível economizar mais de 50% até 100% na conta de água.


Quais cuidados você deve ter ao perfurar um poço artesiano em sua empresa?


Antes de mais nada, é preciso considerar que, infelizmente, nenhuma empresa de perfuração pode prometer que você vai encontrar água ou ter um poço artesiano de alta vazão. Sendo assim, a quantidade ou qualidade da água encontrada pode ser insuficiente para atender a demanda do seu negócio.


Dito isto, existem estudos e métodos de locação que podem determinar as suas chances de encontrar água, bem como estimar a sua qualidade, sejam eles científicos (como o método geofísico) ou não (como a radiestesia).


Outro aspecto relevante é a responsabilidade ambiental e sanitária - sua empresa será a responsável legal pelo poço e deve seguir normas ambientais. É de extrema importância contratar uma empresa de perfuração que faça apenas poços regularizados com licença ambiental, além de obter uma outorga para uso da água.


Pode ser necessário ainda fazer cadastro na Vigilância Sanitária, se a água for destinada a consumo humano. Ela precisa estar dentro dos parâmetros de potabilidade exigidos por lei, o que é determinado por análises de água.


Por fim, poços artesianos precisam de manutenção a cada um ou dois anos. Você deve realizar uma limpeza e checar componentes como o conjunto de bombeamento, por exemplo. Isso evita prejuízos maiores, como falhas e contaminações, e aumenta a vida útil do poço.



Como ter um poço artesiano de alta qualidade em seu negócio


O primeiro passo é procurar orçamentos personalizados de empresas sérias que seguem a legislação. Fazer poço sem licença ambiental é furada – esse documento, assinado por um geólogo, exige um projeto rigoroso que garante a qualidade e segurança da estrutura, incluindo etapas para eliminar o risco de contaminação da água.


Além disso, ainda que a licença ambiental seja obrigação do perfurador, você, enquanto proprietário de um poço não regularizado, fica sujeito a multas e até interrupção do abastecimento.


Técnicos experientes também fazem toda a diferença na construção de um poço de boa qualidade, que tenha uma excelente vida útil. Eles saberão recomendar os melhores materiais para os componentes do seu poço, de acordo com sua necessidade.



A Perfurarte tem especialistas com décadas de atuação neste mercado, além de maquinários modernos com capacidade de perfuração de até 600 metros – nosso líder técnico, inclusive, detém o recorde de maior poço de água perfurado no Brasil.


Atendemos empresas de São Paulo e Minas Gerais com projetos customizados assinados por um geólogo, e temos condições de parcelamento sem juros.

Gostaria de uma cotação ou visita técnica sem compromisso? Peça um orçamento agora mesmo! Será um prazer atendê-lo.

88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page