top of page

Poço artesiano saindo areia: o que pode ser?

Foto do escritor: PerfurartePerfurarte

Atualizado: 5 de out. de 2023

Está saindo areia do seu poço artesiano? Normalmente, este problema ocorre por má construção do poço. Saiba o que pode ser e como corrigir esta questão



Um dos principais problemas que pode acontecer em poços artesianos é a presença de areia. Por que isso acontece?


Bom, poço saindo areia é geralmente um problema de construção. Saiba quando ele ocorre e como corrigi-lo.


Poço de formação rochosa x sedimentar


Se o seu poço for de formação rochosa e estiver saindo areia dele, é certamente um problema de construção.


Não existe areia no meio da rocha, somente na camada sedimentar, mais superficial. Essa camada deveria ser isolada do resto do poço para não contaminar a sua água. Se está passando areia pela tubulação, é porque está passando água dessa camada também, o que não é recomendado.


Se o seu poço é de formação sedimentar, a presença de areia é mais comum. Esse problema geralmente ocorre quando a instalação do filtro foi feita de forma incorreta.


Também pode ocorrer se o filtro escolhido não for o mais adequado ou até mesmo se há ausência de filtro.


Como corrigir o problema


Vale observar que é normal sair um pouco de areia nos primeiros dias após a perfuração do poço. Pode ser algum resíduo na água ou na parede do poço.


Se o problema persistir, é necessário corrigi-lo. No caso do poço de formação rochosa, é preciso realizar o encamisamento, ou seja, o revestimento interno do poço.


No caso do poço de formação sedimentar, o melhor caminho é fazer uma avaliação interna com filmagem, chamada de perfilagem óptica, para saber onde está o problema e se ele é corrigível, com a troca ou instalação do filtro.


Se não for possível corrigir o filtro interno, há a opção de instalar um filtro externo para sólidos. Isso resolve a questão da areia na água, mas não é uma solução ideal, pois o conjunto de bombeamento terá que ser trocado com mais frequência por conta do desgaste adicional de puxar água com areia.


Por fim, uma alternativa mais drástica seria construir outro poço.


Ainda tem dúvidas? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.

15 commentaires


Mari Silva
Mari Silva
24 déc. 2024

Meu poço tem 82 metros. A água é clara, mas está deixando resíduos (pó branco) em panelas e canecas, quando fervida. Acumula areia na caixa (reservatório) passando para os chuveiros. Alguma orientação? Obrigada.

J'aime

adilson.eletrotecnico
03 nov. 2024

No meu poço, comum de manilha, observei na caixa ao lavar uma crosta de meio centímetro de um pó preto igual carvão. O que pode ser?

J'aime

rochajorgedelci
23 oct. 2024

Foi perfurado um poço artezianp de 77 metros só saia areia de cor bem bege, veio um técnico e colocou um filtro da mesma profundida e deixo a água novamente bem limpeda, agora veio montar a torneira

e colocar os canos no reservatório e começou a vir areia novamente e pareçe ter piorado.

Jorge Delci Rocha.

J'aime

neusa-ga
09 août 2023

Bom dia! Fiz um poço semi-artesiano de 32 metros já tem um ano, saia um pouco de areia mais nada que atrapalhasse, agora começou a sair uma água barrenta e com areia,minha bomba é daquela palito,contratei uma limpeza,mais o problema continua, ligo a bomba a primeira água é limpa, mais logo em seguida fica suja e sai com areia, depois de alguns minutos ela limpa e fica só saindo a areia, o que será que está acontecendo?

J'aime

odairjose1254
19 févr. 2023

Fiz um poço de 40 metros já faz 4 mês que o poço já foi feito mas não limpa e com isso suja a caixa de Areia e entope os chuveiros e sai suja na torneira o que eu devo fazer me ajuda

J'aime
Perfurarte
Perfurarte
22 févr. 2023
En réponse à

Bom dia.

Para uma resposta mais precisa serão necessárias mais informações. Mas, por se tratar de uma dúvida comum, vamos respondê-lo considerando as premissas básicas mais encontradas na região:

Provavelmente o poço feito em sua propriedade faz captação de água da camada sedimentar (terra) e não da camada rochosa (cristalina), logo ele deve ter filtros e pré-filtros internos (ou deveria ter). Se o poço não foi corretamente desenvolvido (limpo) ou esses filtros não foram corretamente instalados a água que vem do solo sempre carregará para dentro do poço particulas como essas descritas por você. Para isso, recomendamos:

a) solicitar à empresa perfuradora o relatório técnico da perfuração para verificar a existência de filtros e forma construtiva de acordo com as…

J'aime
bottom of page