top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Poço artesiano saindo areia: o que pode ser?

Atualizado: 5 de out. de 2023

Está saindo areia do seu poço artesiano? Normalmente, este problema ocorre por má construção do poço. Saiba o que pode ser e como corrigir esta questão



Um dos principais problemas que pode acontecer em poços artesianos é a presença de areia. Por que isso acontece?


Bom, poço saindo areia é geralmente um problema de construção. Saiba quando ele ocorre e como corrigi-lo.


Poço de formação rochosa x sedimentar


Se o seu poço for de formação rochosa e estiver saindo areia dele, é certamente um problema de construção.


Não existe areia no meio da rocha, somente na camada sedimentar, mais superficial. Essa camada deveria ser isolada do resto do poço para não contaminar a sua água. Se está passando areia pela tubulação, é porque está passando água dessa camada também, o que não é recomendado.


Se o seu poço é de formação sedimentar, a presença de areia é mais comum. Esse problema geralmente ocorre quando a instalação do filtro foi feita de forma incorreta.


Também pode ocorrer se o filtro escolhido não for o mais adequado ou até mesmo se há ausência de filtro.


Como corrigir o problema


Vale observar que é normal sair um pouco de areia nos primeiros dias após a perfuração do poço. Pode ser algum resíduo na água ou na parede do poço.


Se o problema persistir, é necessário corrigi-lo. No caso do poço de formação rochosa, é preciso realizar o encamisamento, ou seja, o revestimento interno do poço.


No caso do poço de formação sedimentar, o melhor caminho é fazer uma avaliação interna com filmagem, chamada de perfilagem óptica, para saber onde está o problema e se ele é corrigível, com a troca ou instalação do filtro.


Se não for possível corrigir o filtro interno, há a opção de instalar um filtro externo para sólidos. Isso resolve a questão da areia na água, mas não é uma solução ideal, pois o conjunto de bombeamento terá que ser trocado com mais frequência por conta do desgaste adicional de puxar água com areia.


Por fim, uma alternativa mais drástica seria construir outro poço.


Ainda tem dúvidas? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.
20.195 visualizações12 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page