Buscar
  • Perfurarte

Perfilagem de poços: o que é e como funciona essa ferramenta de diagnóstico em poços profundos

Atualizado: Mai 10

Saiba o que é perfilagem de poços artesianos e como esse conjunto de técnicas pode gerar o perfil construtivo e diagnósticos precisos de problemas com um poço artesiano


Câmera de perfilagem ótica de poços artesianos sendo inserida em poço

A perfilagem de poços artesianos é um conjunto de métodos capaz de gerar o perfil construtivo de um poço, bem como verificar suas condições de funcionalidade e conservação, ajudando no diagnóstico de problemas e na tomada de decisão em serviços de manutenção de poços tubulares profundos.


Esse serviço também é conhecido como perfilagem ótica de poços artesianos, quando inclui a filmagem do interior de um poço artesiano através de equipamentos específicos.


A perfilagem é uma ferramenta muito útil na construção e recuperação de poços artesianos.


Por um lado, auxilia na elaboração do perfil construtivo do poço, um documento que é obrigatório para a obtenção de outorga de uso da água junto aos órgãos estaduais competentes.


Por outro, quando algo não vai bem com o poço, a perfilagem ótica é eficaz em identificar uma série de questões, de problemas construtivos à contaminação da reserva subterrânea e localização de objetos caídos, presença de detritos, obstruções, desmoronamentos e corrosões.



Também auxilia na elaboração de perfis hidrodinâmicos de poços, com entradas e saídas d’água.


Sendo assim, é uma grande aliada na manutenção de poços profundos, seja preventiva ou diagnóstica, aumentando a vida útil do poço.


Como funciona a perfilagem ótica de poços artesianos?


A perfilagem ótica é feita com a introdução de uma câmera até o fundo de um poço artesiano para vê-lo por dentro.


Essa câmera é à prova d’água, possui iluminação LED de alta intensidade e foco de fundo e lateral, para permitir boa visão do fundo e das laterais do poço e o registro de suas condições físicas.


Além da câmera, diversas ferramentas de perfilagem de poços também podem ser inseridas, como medidores de radioatividade, resistividade, magnéticos etc.


Existem uma variedade de métodos para medir as características de um poço, como o método gama natural, capaz de medir a radioatividade natural das paredes do poço, o caliper, que mede o diâmetro do poço, o método acústico, que fornece uma imagem processada em 360 graus das paredes do poço e o spinner, capaz de medir a vazão do poço.


De forma geral, a metodologia pode ser aplicada em qualquer poço, seja revestido ou parcialmente revestido, embora existam limites de profundidade para algumas tecnologias.


O serviço de filmagem dura em média um dia, mas o resultado - o laudo técnico e o DVD com as imagens – pode demorar mais. É necessário aguardar esse laudo para identificar corretamente o problema do seu poço, e assim tomar a melhor decisão para solucioná-lo.


Perfilagem preventiva versus diagnóstica


A endoscopia preventiva é a perfilagem ótica feita como parte da manutenção regular do poço.


Antes mesmo de ter qualquer problema, é importante checar as condições do poço e realizar uma limpeza, de forma a garantir a continuidade do abastecimento de água e aumentar a vida útil do poço.


Já a endoscopia diagnóstica é a perfilagem feita para identificar as causas de alterações no funcionamento do poço, realizando um diagnóstico correto para uma boa manutenção e recuperação de um poço.


Quer saber mais sobre perfilagem de poços artesianos? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.
829 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp