top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Aprofundamento de poço artesiano: vale a pena aumentar a profundidade do poço?

Atualizado: 5 de out. de 2023

O aprofundamento de poço artesiano pode ser feito quando há rebaixamento do nível da água ou quando se deseja aumentar a vazão de água do poço. Mas vale a pena? Saiba quando aprofundar um poço é uma boa opção


Máquina perfurando poço artesiano

O aprofundamento de poço artesiano é um método de perfuração utilizado para aumentar a profundidade um poço.


Ele é recomendado principalmente quando há escassez de água devido ao rebaixamento do nível. Também pode ser feito para aumentar a capacidade do poço artesiano através do aumento da vazão de água.



Rebaixamento do nível da água


Aprofundar um poço artesiano é a solução ideal quando há rebaixamento do nível de água, principalmente em poços de formação sedimentar.


Quando há uso excessivo da reserva subterrânea, há um rebaixamento do nível de água, ou seja, o nível em que a água é encontrada se torna mais fundo.


No caso de poços sedimentares, o aprofundamento é a melhor opção para recuperar a vazão do poço.



No caso de poços perfurados em camada rochosa, no entanto, esse método nem sempre é a escolha certa.


Primeiro, é preciso estudar a hidrogeologia da região em que o poço se encontra, para saber se há possibilidade de encontrar novas fraturas de água mais profundas no subsolo.



Em alguns casos, a construção de um novo poço em uma fratura diferente será mais vantajosa financeiramente que o aprofundamento.


Quando vale a pena aprofundar meu poço?


O método do aprofundamento pode ser realizado em qualquer poço, mas nem sempre vale a pena.


Isso porque o custo não é nada baixo. O aprofundamento é uma nova obra de perfuração, que exige os mesmos trâmites legais - incluindo um projeto de engenharia que deve ser assinado por um profissional com registro no CREA - e a mesma mobilização de equipe técnica do que a obra original.



Se o seu objetivo for recuperar a vazão de um poço de formação sedimentar devido à rebaixamento, essa é a única opção.


Já para poços de formação rochosa, construir um novo em uma localidade diferente pode ser uma opção mais barata, uma vez que o aprofundamento é um método arriscado.


Primeiro porque, em qualquer caso de aprofundamento, a perfuração precisa ser feita em um diâmetro menor do que o original. Se o poço for revestido, há um risco ainda maior de afunilamento.


E, depois, porque a empresa de perfuração pode encontrar resíduos (como pedras e pedaços de ferramentas) no fundo do poço que danifiquem seu equipamento. Esse tipo de prejuízo precisa ser contabilizado.


Provavelmente, esse método é mais vantajoso se o objetivo for aumentar a vazão do poço e se houver uma boa perspectiva de encontrar água na quantidade desejada na mesma localização, ao invés de uma nova.


Quer saber mais sobre aprofundamento de poços artesianos? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.
6.043 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page