Conheça a importância de monitorar dados como o nível estático e dinâmico do seu poço artesiano, e como fazer isso da melhor forma possível
Se você tem um poço artesiano, já deve ter ouvido falar do nível estático e dinâmico.
Uma vez que registrar o histórico de nível, volume e vazão de poços artesianos é uma exigência dos órgãos ambientais que regulam o uso de água subterrânea, é importante que você saiba o que isso significa e por que devemos conhecer o nível de água do poço.
Nível estático e dinâmico: o que é e como medir
O nível estático (NE) é a profundidade do nível da água dentro do poço quando ele está em repouso, ou seja, quando não está bombeando água. É medido geralmente em metros (m) em relação à boca do poço.
Já o nível dinâmico (ND) é a profundidade do nível da água dentro do poço quando ele está funcionando, ou seja, bombeando água. É medido a partir do solo, e mostra em que nível fica a água com a utilização máxima da capacidade da bomba.
Para medir o NE e o ND, é necessária a instalação de um sensor denível hidrostático.
Por que conhecer o nível estático e dinâmico do poço?
Os registros de vazão, nível estático e nível dinâmico ajudam a determinar qual é a vazão de estabilização de um poço, ou seja, a vazão média. Isso significa, em termos práticos, a capacidade de um poço.
Acompanhar o comportamento dos níveis, logo, é muito importante. Se o nível dinâmico diminuir, pode ser que algo esteja errado com o poço, ou que não há recarga de água suficiente na reserva subterrânea, entre outras questões.
Uma vez que o conjunto de bombeamento de poços artesianos é submerso, caso o ND fique abaixo do nível da bomba, ela pode queimar.
É por isso que o monitoramento constante deste e de outros dados do poço garante que ele funcione da maneira mais eficaz possível, antecipando problemas e aumentando a segurança operacional.
Monitoramento de nível estático e dinâmico
A telemetria é a melhor forma de monitorar o funcionamento de seu poço artesiano. Essa tecnologia inclui diversos sensores e unidades de controle, de forma que é possível medir não só o nível da água, mas também
· o volume total e a vazão instantânea;
· as horas trabalhadas;
· a pressão/temperatura da rede ou equipamentos;
· os dados elétricos como tensão, corrente, frequência, fator de potência e consumo de energia;
· os dados de qualidade da água, como condutividade, pH, cloro etc.
Essas informações ficam disponíveis online 24 horas por dia no seu celular, de maneira que você pode acompanhá-las facilmente.
Quer saber mais sobre o monitoramento de poços artesianos? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.
Comments