top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Ferro na água de poço artesiano: como tratar

Atualizado: 5 de out. de 2023

Um dos problemas mais comuns na água de poços artesianos é a presença de substâncias como ferro ou manganês. Saiba como tratar água de poço artesiano com ferro


Água amarelada, com ferro, saindo de torneira

Talvez você já tenha se deparado com esse problema: a água de seu poço artesiano é amarelada, possui um cheiro forte ou um gosto ruim, alguns dos indicadores de que pode ser ferruginosa, ou seja, pode conter ferro.


Normalmente, a água de poços profundos tem boa qualidade, sendo adequada para consumo humano.


Em alguns casos, no entanto, ela pode apresentar elementos como ferro e manganês, necessitando de tratamento para ser consumida com segurança.


Isso porque a presença de ferro não só causa inconvenientes como manchas em roupas e utensílios sanitários, como também pode danificar a tubulação do poço artesiano e levar a problemas de saúde.


Como tirar o ferro da água de um poço artesiano


Antes de tomar qualquer medida para tratar a água de seu poço, é preciso ter certeza de que o problema é realmente o ferro.


Somente uma análise físico-químico da água feita por um laboratório especializado pode dizer realmente o que tem nela, e em qual concentração.


Além do ferro, outros problemas relativamente comuns são presença ou alta concentração de manganês, calcário e sais de cálcio e magnésio.


Uma vez detectado o problema, o próximo passo é escolher um filtro para corrigi-lo e tornar a água potável.


Filtros para a água de poços artesianos


No caso de presença de ferro ou manganês, deve-se utilizar um filtro desferrizador.


Esse filtro usa oxigênio dissolvido na água, o que causa a oxidação catalítica do ferro e do manganês. Esses óxidos, por sua vez, são totalmente eliminados com a água tratada.


Já problemas como dureza da água (uma alta concentração de sais de cálcio e magnésio) ou calcário, o ideal é instalar um abrandador.


Vale notar que a capacidade e a vazão do poço artesiano precisam ser levadas em conta na hora de escolher o tipo e o tamanho do filtro, ou ele pode não funcionar corretamente.


Se bem mantido, o que inclui limpezas regulares, um filtro para poço artesiano tem uma vida útil de pelo menos três anos.


Quer saber mais sobre a água de poços artesianos? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo!
19.694 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page