WhatsApp
Buscar
  • Perfurarte

Ferro e manganês na água de poço artesiano: como tratar

Embora a água de poços artesianos costume ser de alta qualidade, alguns problemas podem surgir, como a presença de ferro ou manganês. Saiba como tratar água de poço artesiano com ferro


Talvez você já tenha se deparado com esse problema: a água de seu poço artesiano é amarelada, possui um cheiro forte ou um gosto ruim, alguns dos indicadores de que pode ser ferruginosa, ou seja, pode conter ferro.


Normalmente, a água de poços profundos tem boa qualidade, sendo adequada para consumo humano.


Em alguns casos, no entanto, ela pode apresentar elementos como ferro e manganês, necessitando de tratamento para ser consumida com segurança.


Isso porque a presença de ferro não só causa inconvenientes como manchas em roupas e utensílios sanitários, como também pode danificar a tubulação do poço artesiano e levar a problemas de saúde.


Como tirar o ferro da água de um poço artesiano


Antes de tomar qualquer medida para tratar a água de seu poço, é preciso ter certeza do que realmente tem nela, e em qual concentração.


Somente uma análise físico-químico da água feita por um laboratório especializado pode dar essa resposta. Além do ferro, outros problemas relativamente comuns são presença ou alta concentração de manganês, calcário e sais de cálcio e magnésio.


Uma vez detectado o problema, o próximo passo é escolher um filtro para corrigi-lo e tornar a água potável.


Filtros para a água de poços artesianos


No caso de presença de ferro ou manganês, deve-se utilizar um filtro desferrizador.


Esse filtro usa oxigênio dissolvido na água, o que causa a oxidação catalítica do ferro e do manganês. Esses óxidos, por sua vez, são totalmente eliminados com a água tratada.


Já problemas como dureza da água (uma alta concentração de sais de cálcio e magnésio) ou calcário, o ideal é instalar um abrandador.


Vale notar que a capacidade e vazão do poço artesiano precisam ser levadas em conta na hora de escolher o tipo e o tamanho do filtro.


Se bem mantido, ele tem uma vida útil de pelo menos três anos.


Quer saber mais sobre a água de poços artesianos? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo!
166 visualizações0 comentário

Endereços

Sede Pouso Alegre: Rua Cel. Brito Filho, 1930/15B. Fátima I. Pouso Alegre/MG

(35) 99722-4138

São Paulo/SP: Avenida Juscelino Kubitschek, 1455. 4º andar. Vila Olímpia

(11) 96369-2837

Telefones:

0800-591-1812

E-mail

contato@perfurarte.com.br

Perfurarte • 2020