top of page
  • Foto do escritorPerfurarte

Tamponamento de poço artesiano: o que é e como fazer

Atualizado: 5 de out. de 2023

O tamponamento de poço artesiano é o procedimento realizado quando um poço é desativado ou abandonado. É uma atividade que precisa ser feita com segurança obedecendo a legislação de cada estado



Poço artesiano tamponado. Créditos: Perfurarte Poços Artesianos

Uma vez que um poço artesiano para de funcionar, é preciso desativá-lo com muito cuidado.

Esse processo de desativação é chamado de tamponamento de poço artesiano.


O fechamento do poço pode tanto ser temporário quanto definitivo. De qualquer maneira, o procedimento precisa ser feito por segurança para evitar a poluição física, química ou biológica da água, o que poderia levar à contaminação do solo também.


Quando devo fazer o tamponamento?


O tamponamento temporário é comum quando o poço não será utilizado por muito tempo. Por exemplo, se a residência onde ele fica for desocupada, ou se a indústria alimentada por sua água encerrar as atividades.


Já o tamponamento definitivo é necessário quando um poço deixa de funcionar corretamente ou completamente, por exemplo, por baixa produção de água ou contaminação.


Como o tamponamento é feito?


No caso do tamponamento temporário, o procedimento é relativamente simples: todo o conjunto de bombeamento, tubulação e acessórios (como cabos, cavalete e hidrômetro) são retirados do poço, e sua boca é lacrada e soldada para evitar problemas ambientais.


O tamponamento definitivo, por uma questão de preservação ambiental, deve seguir uma série de procedimentos padronizados.


Legislação para o tamponamento definitivo de um poço artesiano


Da mesma forma que a licença ambiental para construir um poço artesiano, sua desativação é uma atividade que impacta o meio ambiente.


Por conta disto, obedece a uma legislação específica e deve ser supervisionada por um responsável técnico, como um geólogo ou engenheiro de minas.


As etapas de tamponamento de poço artesiano, como colocação de cimento nos últimos metros. Créditos: Perfurarte Poços Artesianos
Algumas etapas do tamponamento de poço artesiano, como desinfeção e preenchimento do poço. Créditos: Perfurarte Poços Artesianos

Depois da retirada dos equipamentos e quaisquer materiais que possam obstruir o poço, o próximo passo é sua desinfecção, seguido do preenchimento completo com brita ou outro material, conforme a lei de cada estado.


As últimas etapas são a aplicação de concreto nos últimos 20 metros superficiais e o posicionamento de uma caixa de aço para tampar bem a entrada do poço. Em alguns casos, é necessária a instalação de uma tubulação plástica para reposição de cloro, para desinfecções futuras.


Todo o processo deve ser documentado com fotografias e leva apenas algumas horas, dependendo da profundidade do poço.

Tem mais dúvidas ou precisa de ajuda para tamponar um poço? Fale conosco! Será um prazer atendê-lo.

9.406 visualizações0 comentário
bottom of page