Buscar
  • Perfurarte

Bombagem solar com painel fotovoltaico: como funciona e quanto custa

A bomba movida a energia solar para poço artesiano é uma alternativa cada vez mais procurada, não só por sua grande economia, mas também pela qualidade, baixa manutenção e sustentabilidade


A maioria dos poços tubulares profundos precisa de um conjunto de bombeamento, também conhecido como motobomba, para funcionar e jorrar água.


A bomba é, portanto, um componente importante – se não o mais importante - do poço artesiano.


Dependendo de características como o diâmetro, a profundidade e a vazão de água do poço, diferentes tipos de bomba podem ser utilizados.


Enquanto existem várias marcas e modelos no mercado, um dos mais procurados atualmente é a bomba movida a energia solar.


Saiba como funciona a bombagem solar para poços artesianos, quais são os diferenciais deste tipo de bomba e quanto custa uma bomba com painel solar fotovoltaico.


Bomba solar para poço artesiano: como funciona


Hoje em dia, o tipo de bomba mais utilizado em poços profundos é o modelo submerso. Para pressionar a água do fundo do poço até a superfície, a bomba submersa conta com um motor, que pode funcionar a energia elétrica ou solar.


No caso das bombas movidas a energia solar, é necessário instalar um conjunto composto basicamente por uma motobomba (bombeador e motor) e um ou mais painéis fotovoltaicos.


A energia é obtida através da conversão da luz solar em eletricidade nas células fotovoltaicas dentro dos painéis. A bomba, por sua vez, é alimentada diretamente pelos painéis, sem necessidade de cabo ou quadro de força.


Da mesma forma que motobombas convencionais, existem diferentes opções de bomba solar, adequadas para determinadas vazões e diâmetros de um poço artesiano.


Por exemplo, a linha Écaros da Ebara, uma das melhores fabricantes de motobombas do mundo, possui diferentes modelos capazes de alimentar poços artesianos com vazão de 1 a 15 metros cúbicos por hora.


A quantidade de painéis solares recomendada é calculada com base na potência da bomba. Para bombas de 270 a 750W, por exemplo, aconselha-se até três painéis solares (um a cada 330W, aproximadamente).


Existem ainda modelos mais potentes com o uso de até 6 ou 8 painéis solares fotovoltaicos, por exemplo.


Principais vantagens da bomba movida a energia solar


O benefício mais aparente de usar bombeamento solar é, sem dúvida, a economia – ou seja, evita-se qualquer gasto com energia.


Porém, a bomba solar também tem outras vantagens, como


  • Não depender de rede elétrica, podendo ser instalada em lugares remotos;

  • Qualidade e eficiência;

  • Excelente vida útil, com corpo em aço inox;

  • Fácil instalação;

  • Baixa manutenção;

  • Energia limpa e sustentável.


Quanto custa uma bomba com painel solar fotovoltaico para poço artesiano?


O uso de energia solar fotovoltaica tem crescido muito no Brasil. Como a procura por essa tecnologia tem aumentado, ela tem se tornado melhor e cada vez mais acessível.


De forma geral, o custo médio de uma bomba solar para poço artesiano é competitivo, ou seja, bastante semelhante ao valor de uma motobomba convencional movida a energia elétrica.


Os painéis fotovoltaicos encarecem um pouco o conjunto, mas podem compensar a longo prazo pela economia na conta de energia.


Em média, o valor de uma bomba solar para poço artesiano de excelente qualidade, como da Ebara, é de cerca de R$ 10 mil, podendo chegar a R$ 20 a 30 mil dependendo do modelo escolhido e da aquisição de painéis solares e suportes.


Tem mais dúvidas ou gostaria de solicitar um orçamento? Fale conosco! Será um prazer ajudá-lo.

LEIA TAMBÉM: Poço artesiano: principais vantagens e desvantagens

334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp