Em poços artesianos movidos a energia solar, o conjunto de bombeamento fica conectado a um painel solar e funciona de maneira autônoma, sem necessidade de postes e cabeamento. Além da autossuficiência, essa alternativa também pode gerar economia na sua conta
Em muitos casos, o melhor local para se construir um poço artesiano fica longe da rede elétrica. O que fazer, então?
Uma alternativa que tem se tornado cada vez mais popular é o poço artesiano movido a energia solar.
Isso significa que o conjunto de bombeamento do poço fica conectado a um painel solar e funciona de maneira autônoma, sem necessidade de vários postes e cabeamento entre o poço e o quadro de força.
Ao todo, o poço e o conjunto solar tomam um espaço de apenas cerca de 15 metros quadrados, funcionando com autossuficiência e economia na conta de energia. Não é incrível?
As vantagens da energia solar
O Brasil é um país em grande parte ensolarado. Logo, nada mais adequado do que aproveitar esse potencial solar.
Existem três grandes vantagens de poços artesianos com energia solar:
· Autonomia: você nunca fica sem energia, pois tem sol o ano inteiro;
· Distância: você pode usar a água a longas distâncias do poço, sem necessidade de postes e cabeamentos caros;
· Economia: apesar do investimento inicial ser um pouco alto, a manutenção é mínima e a autossuficiência compensa muito. No geral, sistemas de captação de água movidos a energia solar geram economia na sua conta, especialmente para quem usa bastante água a longas distâncias.
Irrigação e gado
Na agropecuária, é comum precisar levar água para irrigação ou bebedouros a grandes distâncias do poço.
Nestes casos, bombas movidas a energia elétrica podem gerar um custo muito alto. A energia solar é uma alternativa que permite o consumo de mais água com mais eficiência a um custo menor.
Como funciona?
Poços movidos a energia solar possuem um conjunto solar composto por painéis de energia solar fotovoltaicos e um kit de bombeamento.
O kit de bombeamento é alimentado diretamente pelos painéis solares, o que faz com que possa ser utilizado em áreas de difícil acesso, sem necessidade de cabo para alimentar o sistema.
A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da luz em eletricidade. Esse processo ocorre em células fotovoltaicas, um dispositivo fabricado com material semicondutor.
O uso de energia solar fotovoltaica tem crescido muito no Brasil, de forma que essa tecnologia tem se tornado cada vez melhor e mais barata. Hoje em dia, a energia solar é tão eficiente quanto a elétrica, a um custo médio competitivo.
Primeiro poço artesiano com energia solar do Brasil
O primeiro poço artesiano movido a energia solar do Brasil foi instalado no Nordeste, na cidade de São João do Sabugi, no Rio Grande do Norte, em 2013.
O poço, com 60 metros de profundidade e vazão de 1.000 litros por hora, foi planejado para minimizar os efeitos da longa estiagem e levar água a 32 famílias que antes tinham que buscar água de má qualidade nas proximidades ou aguardar carros-pipa.
Esse poço fez parte de um programa de combate à seca do Exército Brasileiro. A meta do Comando Militar do Nordeste era instalar 200 poços artesianos na região nordestina: 40 no Rio Grande do Norte, 40 no Ceará, 40 no Piauí, 40 na Paraíba e 40 na Bahia.
O mesmo sol que tanto castigou a região passou a servir como fonte de energia para movimentar a bomba hidráulica, fornecendo água de boa qualidade com baixo custo de operação e manutenção.
Ano passado, a prefeitura da cidade de Santa Rita, na Paraíba, também investiu em painéis solares com o objetivo de fornecer água às comunidades mais carentes do município.
O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, afirmou que “a cidade é privilegiada por ter o sol como aliado para movimentar a bomba hidráulica do poço artesiano, o que permitirá o fornecimento hídrico praticamente durante todo o ano”, segundo o Portal Solar.
Ficou interessado em um poço artesiano com energia solar? Entre em contato conosco ou peça um orçamento!
Comments